Cáritas Arquidiocesana de Montes Claros realiza ações na VI Jornada Mundial dos Pobres

Igreja

Escutando o chamado do papa Francisco, a Cáritas articulou atividades em parceria com a Arquidiocese e outros organismos da Igreja Católica.

Publicação: 30/11/2022

A Cáritas Arquidiocesana de Montes Claros realizou diversas ações que integraram a programação da VI Jornada Mundial dos Pobres, durante o mês de novembro. Escutando o chamado do papa Francisco, a Cáritas articulou atividades em parceria com a Arquidiocese de Montes Claros e outros organismos da Igreja Católica, reafirmando seu compromisso de solidariedade com as pessoas em situação de vulnerabilidade social e de construção da sociedade do Bem Viver.

As ações consistiram em momentos de escuta e acolhida de grupos em vulnerabilidade da área urbana e periurbana de Montes Claros. Também foram realizados eventos de incidência política para reivindicação de direitos ao Poder Público.

Dentre as atividades, foi realizada uma reunião plenária com representantes do Poder Público municipal, no dia 08 de novembro, no Salão Comunitário da Catedral Metropolitana. Na ocasião, os participantes puderam levantar as demandas identificadas nos trabalhos sociais executados por pastorais e organizações sociais ligadas à Arquidiocese. Os representantes da sociedade civil organizada destacaram a importância do reconhecimento da gestão municipal em relação às fragilidades da política de assistência social do município, a qual não tem se mostrado eficiente na garantia de direitos básicos à população local.

Segundo a presidente da Cáritas Arquidiocesana de Montes Claros, Cida Vieira, é importante trazer reflexões sobre as políticas públicas, mas também fazer algo para que a fome seja abolida. “Foi possível escutar o clamor dos pobres, quando identificamos falta de acesso à alimentação básica, assistência médica e alto índice de desemprego”, destaca Cida.

As atividades também contaram com momentos de distribuição de cestas básicas às famílias mais vulneráveis, em sintonia com o tema escolhido pela Igreja do Brasil para animar a VI Jornada: “Dai-lhes vós mesmos de comer!”, lema da Campanha da Fraternidade 2023.

Roda de Conversa com mulheres do bairro Cidade Industrial, no dia 14 de novembro, em Montes Claros.

Jornada Mundial dos Pobres

Uma Jornada em preparação ao VI Dia Mundial dos Pobres, realizado, esse ano, no dia 13 de novembro. Em sua mensagem, o papa Francisco escolheu o texto bíblico para motivar a reflexão: “Jesus Cristo fez-se pobre por vós” (cf. 2 Cor 8, 9).  A intenção com o convite – tomado do apóstolo Paulo – é manter o olhar fixo em Jesus, que, “sendo rico, se fez pobre por vós, para vos enriquecer com a sua pobreza”. Já o tema escolhido pela Igreja do Brasil para animar esta VI Jornada é: “Dai-lhes vós mesmos de comer

O Dia Mundial dos Pobres foi instituído pelo papa Francisco no dia 20 de novembro de 2016, na conclusão do Ano Santo Extraordinário da Misericórdia. Na mensagem de lançamento ele disse: “Este dia pretende estimular, em primeiro lugar, os crentes, para que reajam à cultura do descarte e do desperdício, assumindo a cultura do encontro. Ao mesmo tempo, o convite é dirigido a todos, independentemente da sua pertença religiosa, para que se abram à partilha com os pobres em todas as formas de solidariedade, como sinal concreto de fraternidade”.

No Brasil, nos primeiros anos, a CNBB confiou à Cáritas Brasileira a animação e a mobilização do Dia Mundial dos Pobres. A entidade, nesse período, já realizava a Semana da Solidariedade – para pensar e agir por um país justo, fraterno, igualitário, solidário e amoroso, por ocasião de seu aniversário de fundação, 12 de novembro de 1956. A partir da III Jornada Mundial dos Pobres, as pastorais e organismos sociais, ligados à Cepast-CNBB, assumiram coletivamente a animação e mobilização do Dia Mundial dos Pobres.

Por Júlia Veloso, coordenadora do CRDH Norte e membro da Cáritas Arquidiocesana de Montes Claros.