Cáritas Diocesana de Sete Lagoas celebra 2 anos de atuação

Institucional

Diretoria, associados, beneficiados e parceiros da Cáritas comemoram aniversário da instituição com missa e café partilhado, em Sete Lagoas.

Publicação: 17/05/2023

No mês de maio, a Cáritas Diocesana de Sete Lagoas comemora 2 anos de ação solidária junto às pessoas em situação de vulnerabilidade e exclusão social com uma missa e um café da manhã partilhado, na Toca de Assis, em Sete Lagoas. Celebrada, no dia 6, por dom Francisco Cota, bispo da diocese, e concelebrada pelo padre Claudiano dos Santos, assessor espiritual da Cáritas Diocesana, a missa teve a participação de membros da diretoria, associados, beneficiados e parceiros da Cáritas. Também participaram da celebração o prefeito de Sete Lagoas, Duílio de Castro, e os vereadores Ivan Luiz e Heloisa Frois.

Dom Francisco Cota destacou que a Cáritas vem fazendo um bonito caminho na diocese. Ele conta que a instituição cumpre o papel de testemunhar as realidades do mundo pela solidariedade e pelo cuidado com as pessoas. “A Cáritas é esse braço da Igreja voltado para a solidariedade, para as ações que beneficiam as pessoas para que elas possam levar uma vida verdadeiramente digna, como Jesus propõe no Evangelho: ‘Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância’”, explicou.

Missa celebrada por dom Francisco Cota, bispo da diocese, e concelebrada pelo padre Claudiano dos Santos, assessor espiritual da Cáritas Diocesana, em comemoração aos dois anos da Cáritas de Sete Lagoas. Fotos: Lívia Bacelete/ Cáritas Regional MG.

Ao final da celebração, o presidente da Cáritas Diocesana, Antônio Claret de Carvalho, apresentou um balanço das ações realizadas no último ano. Ele ressaltou que a atuação tem sido de muito aprendizado diante aos desafios, mas avalia que, em seu segundo ano, a Cáritas deu alguns passos concretos em seu trabalho social na diocese. “Estamos celebrando vida. Em tudo aquilo que temos feito estamos pensando na vida, especialmente, daquelas pessoas com mais vulnerabilidade social, que sofrem mais. Dessa forma, damos nossa contribuição”, afirma.

Entre as ações realizadas pela Cáritas Diocesana de Sete Lagoas, estão o processo de reconstrução de infraestrutura, pós enchentes, atendendo famílias das cidades de Jequitibá, Martinho Campos, Pequi e Pompéu, por meio da campanha “SOS Bahia e Minas Gerais – “Solidariedade que transborda”, e as ações emergenciais de distribuição de agasalhos, cobertores, alimentos e roupas, atendendo as entidades parceiras da diocese.

O presidente da Cáritas também destacou a participação em diversos momentos de formação realizados pela Cáritas Regional Minas Gerais e em ações junto às organizações e pastorais sociais da diocese, tais como Grito dos Excluídos, Dia dos Pobres, Páscoa e Natal das pessoas em situação de rua, Dia das Crianças e Páscoa na Ocupação Cidade de Deus, participação no lançamento da Campanha da Fraternidade 2023, caminhada pela prevenção do abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, entre outras.

A Cáritas também é responsável pela gestão do Fundo Diocesano de Solidariedade, que na diocese de Sete Lagoas é chamado de Fundo Cáritas de Promoção Humana e Ecologia Integral. Formado por 60% de toda a arrecadação da coleta das paróquias da diocese no Domingo de Ramos, o fundo visa apoiar projetos de enfrentamento à miséria e à exclusão social, promovendo o desenvolvimento local e comunitário, econômico e social.

Em café da manhã partilhado, diretoria, associados, beneficiados e parceiros comemoram aniversário da Cáritas Diocesana de Sete Lagoas.

Um dos projetos apoiados pelo Fundo Cáritas visava a adequação da fábrica de farinha do Quilombo Saco do Barreiro, no município de Pompéu. Maria de Fátima de Oliveira, mais conhecida como Fatinha, é do conselho fiscal e associada da Cáritas. Ela conta que abraçou a causa da Cáritas desde que entrou para a instituição, na sua fundação: “De tudo que já fiz na vida está sendo uma experiência única, porque é onde a gente vê a realidade, vive e vai em busca de ajudar o próximo. A Cáritas tem um conceito muito importante que não trabalha visando seu próprio umbigo, é o ajudar o próximo, a quem precisa”.

Segundo dom Francisco Cota, após um primeiro momento mais voltado para a organização interna, a Cáritas de Sete Lagoas já tem um amadurecimento e busca novas parcerias. “Estamos agora em condições de nos inscrever no Conselho Municipal de Assistência Social e termos com o município algumas parcerias na área social. Queremos também desenvolver projetos, buscar parcerias com a iniciativa privada, com as empresas, projetos relacionados com a educação, a promoção humana e o meio ambiente”, explica.

Que a Cáritas Diocesana de Sete Lagoas possa ser instrumento de transformação na vida das pessoas e siga em seu caminho de construção solidária da sociedade do Bem Viver!

Por Lívia Bacelete, da Cáritas Regional Minas Gerais.