COLABORE

Cáritas Diocesana de Sete Lagoas celebra seu primeiro ano de fundação

Institucional

Em comemoração, os agentes e a diretoria da Cáritas realizaram uma celebração eucarística em ação de graças pelo aniversário

Publicação: 10/05/2022

A Cáritas Diocesana de Sete Lagoas completou seu primeiro ano de atuação na diocese no dia 08 de maio. Para comemorar essa data especial, foi realizada uma Celebração Eucarística em ação de graças no dia 07 de maio, na capela do Colégio Regina Pacis, presidida pelo bispo diocesano, Dom Francisco Cota. A celebração contou com a presença dos agentes da Cáritas diocesena e do secretariado regional, parceiros, representantes do poder público municipal e da comunidade de fé. Após a celebração, os presentes participaram de um café partilhado.

Durante a Celebração, o Irmão Trindade, da Toca de Assis, parceiro da Cáritas diocesana, destaca a importância dos trabalhos realizados pela instituição nesse primeiro ano na diocese: “A Cáritas é uma obra que vem do coração de Deus e que a gente percebe o quanto bem faz para a sociedade. A gente quer elevar a Deus nosso louvor de gratidão por tudo aquilo que a Cáritas tem representado para Sete Lagoas e para as pessoas em situação de vulnerabilidade social.”

Celebração Eucarística em ação de graças pelo aniversário de 1 ano da Cáritas Diocesana de Sete Lagoas.

Entidade membro mais nova da rede emCelebração Eucarística em ação de graças  Minas Gerais, a Cáritas Diocesana de Sete Lagoas atua em diversos locais da diocese, composta por 21 municípios, envolvendo uma grande rede de agentes, parceiros e apoiadores das paróquias, pastorais sociais e comunidades de fé.

Apesar do pouco tempo de fundação, nesse primeiro ano a Cáritas de Sete Lagoas já tem trabalhado com 3 projetos sociais, que trazem em seu cerne os princípios da missão da instituição “de testemunhar e anunciar o Evangelho de Jesus Cristo, defendendo e promovendo toda forma de vida e participando da construção solidária da sociedade do Bem Viver, sinal do Reino de Deus, junto com as pessoas em situação de vulnerabilidade e exclusão social”.

Por meio do projeto “Comunidade Viva sem Fome”, a Cáritas apoia mensalmente mil famílias de 10 municípios da diocese com cestas básicas, que ajudam a minimizar os efeitos da crise financeira e sanitária vivida no país. O projeto tem um ano de duração, com possibilidade de renovação.

Buscando levar ajuda emergencial para as vítimas das fortes chuvas que assolaram os estados de Minas Gerais e Bahia no fim de 2021 e início de 2022, a campanha “#SOS Bahia e Minas Gerais: Solidariedade que Transborda” atende os municípios de Martinho Campos, Pompeu, Pequi e Jequitibá, na diocese de Sete Lagoas, através da ação solidária da Cáritas Diocesana. A campanha finalizou sua primeira etapa de acolhimento humanitário no momento inicial de maior emergência e chega em sua segunda fase, na qual a rede Cáritas se organiza para iniciar a etapa de recuperação, com a reconstrução da infraestrutura, realocação da população, recuperação de áreas degradadas e recuperação do bem estar da população.

Outra ação solidária emergencial que aconteceu durante toda a pandemia foi a campanha “É Tempo de Cuidar”, que conclamou as comunidades de fé e as paróquias católicas do Brasil a se unirem em um grande mutirão de ajuda às milhões de pessoas que voltaram a vivenciar situação de fome e insegurança alimentar no Brasil. Na diocese de Sete Lagoas, a Cáritas Diocesana realizou diversas ações atendendo as pessoas em situação de rua, em parceria com a Toca de Assis, os pacientes oncológicos, em junto à Associação de Amparo a Pacientes com Câncer (ASAPAC), e as pessoa em privação de liberdade, com a pastoral carcerária.

A Cáritas Diocesana de Sete Lagoas também é responsável pela gestão do Fundo Cáritas de Promoção Humana e Ecologia Integral, proveniente do Fundo Nacional de Solidariedade, o qual tem contribuído com pessoas em situação de rua, mulheres quilombolas agricultoras e adolescentes e jovens, por meio de projetos sociais diversos.

Mesmo com pouco tempo de vida, a Cáritas Diocesana de Sete Lagoas consolida sua ação social e cristã na diocese, evidenciando a importância da ação caritana para a construção do Bem Viver.