COLABORE

“Corre da Saúde” oferece atendimentos aos usuários do Centro Pop Leste

Áreas de Atuação

Ação social para promover cuidados em saúde de forma integrada oferece orientações, testagem e atendimentos às pessoas em situação de rua.

Publicação: 28/04/2022


Os usuários do Centro Pop Leste participaram de uma ação social para conscientizar e promover os cuidados em saúde de forma integrada, no dia 6 de abril. Aproximadamente 300 pessoas estiveram no “Corre da Saúde”, sendo que 150 tiveram atendimentos diversos, tais como: testagem e orientações sobre a prevenção combinada das IST’s (infecções sexualmente transmissíveis); saúde em geral, com aferição de pressão, glicemia e outras; vacinação contra Covid; orientações sobre administração de medicamentos; e redução de danos. 

Segundo o coordenador do Centro Pop Leste, Wanderson Conceição, a proposta de fazer uma ação intersetorial de acolhimento à saúde das pessoas em situação de rua surge diante das demandas recorrentes pelos agravos dos hábitos de vida dessa população: “Falar de saúde com a população de rua é delicado por eles entenderem que são fortes: ‘tá na rua, a gente é forte, a gente passa por tudo, enfrenta tudo’”. 

Wanderson explica que a ação buscou orientar de forma adequada essa população, bem como favorecer o acesso aos serviços de saúde, já que muitas vezes eles não sabem qual equipamento procurar. “O objetivo é facilitar o acesso a esses equipamentos e trazer o conhecimento de lugares para esse acompanhamento adequado à saúde”, afirma.


Ação social promove vacinação e outros atendimentos em saúde no Centro Pop Leste, em Belo Horizonte.

Além dos atendimentos, o “Corre da Saúde” também contou com apresentação cultural e intervenções artísticas. A ação foi promovida pelo Centro Pop Leste em parceria com o BH de Mãos Dadas Contra a Aids, o Consultório na Rua Leste e Centro Sul, o Projeto Saúde na Rua, GAERE Centro Sul, Centro de Saúde Carlos Chagas. 

O usuário do Centro Pop Leste, Ronaldo Lino, acredita que a ação foi muito interessante, pois a maioria dos usuários tem carência de informação. “Eles têm alguma tosse e acham que é uma doença séria, mas nunca correm atrás, têm preguiça de ir no posto (...) ou não têm coragem de ir lá”, conta. Para Ronaldo, atividades como o “Corre da Saúde” despertam a curiosidade das pessoas que frequentam o Centro Pop a se informar e buscar atendimento.   

O Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua – Centro Pop Leste é um equipamento público que faz parte da Política Nacional para Inclusão Social da População em Situação de Rua. O serviço da Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania (SMASAC) de Belo Horizonte é executado em parceria com a Cáritas Regional Minas Gerais. 


Apresentação cultural e intervenções artísticas integraram a programação do "Corre da Saúde".

Tag