COLABORE

Crianças quilombolas são vacinadas contra a Covid-19

Áreas de Atuação

Cáritas Diocesana de Januária promove dia “V” da vacinação infantil, incentivando famílias a vacinar seus filhos no quilombo Buriti do Meio

Publicação: 28/04/2022


Após muito tempo de espera e ansiedade, enfim chegou a vez da criançada de 05 a 11 anos se vacinarem contra a Covid-19 na comunidade quilombola Buriti do Meio, município de São Francisco, no Norte de Minas Gerais. A vacinação aconteceu no dia 01º de abril, no Posto de Saúde da comunidade.

Mas o caminho para que as crianças quilombolas fossem vacinadas não foi fácil. Em todo o Brasil, uma grande polêmica foi criada em torno da vacinação infantil com o compartilhamento de muitas fakenews, o que atrapalhou o processo de vacinação em comunidades rurais no Norte de Minas. 

As equipes das secretarias municipais de saúde, a princípio, estavam disponibilizando as vacinas para esta faixa etária apenas na sede dos municípios, o que dificultaria muito para as famílias das comunidades rurais levarem os filhos para vacinarem, uma vez que teriam que custear as despesas com transporte e alimentação de aproximadamente 4 a 5 pessoas.

Para Juliana dos Santos Silva, moradora da comunidade e mãe de Weverton dos Santos Silva, de 9 anos, a vacina é muito importante para prevenir contra a Covid-19, que continua rondando por aí: “Se não tivesse acontecido a vacinação aqui no quilombo eu não tinha conseguido vacinar meu filho, porque a gasolina está muito cara e tenho pouca condição financeira”.


As crianças vacinadas de Buriti do Meio, em São Francisco, tiram fotos no dia "V" da vacinação infantil.  

Considerando o elevado número de crianças no território e conhecendo as situações de vulnerabilidade social e de dificuldade de locomoção das famílias do Quilombo Buriti do Meio, a Cáritas Diocesana de Januária solicitou, junto ao Centro de Referência em Direitos Humanos do Norte de Minas – CRDH e ao Conselho Tutelar de São Francisco, que a Secretaria de Saúde disponibilizasse a vacinação para as crianças de 05 a 11 anos na comunidade, garantindo assim a imunização dessas crianças.

A solicitação foi atendida e a Cáritas realizou uma grande campanha na comunidade sobre a importância da vacinação, preparando com muito carinho o dia “V” da vacinação contra a Covid-19 para as crianças. Esse dia foi recheado de muitas surpresas, como músicas, atividades para colorir, entrega de pirulitos, de certificados de coragem e painel de fotos para as crianças tirarem onda nas redes sociais e encorajar as outras. Crianças vacinadas, famílias mais tranquilas.


Crianças de Buriti do Meio participam de atividade para colorir no dia "V" da vacinação infantil.

“Vacinando as crianças aumentamos a barreira imunológica, assim diminuímos a circulação do coronavírus na comunidade”, afirma Edneia Rocha dos Santos Costa, que mora em Buriti do Meio e é mãe da Janice, de 5 anos, do Emílio, de 8 anos, e do Elvis, de 10 anos. 

Apesar da longa espera, valeu a pena ter o direito das crianças à vacinação garantido. No dia 29 de abril haverá uma nova rodada da primeira dose de vacinação infantil em Buriti do Meio, porque nem todas as crianças da comunidade foram atendidas. Aquelas que já foram vacinadas aguardam o período recomendado pelas organizações da saúde para a realização da segunda dose.

Por Meire Reis, agente da Cáritas Diocesana de Januária

Tag