COLABORE

Intervenção político-cultural propõe reflexão sobre impactos do voto no modelo de mineração em Minas

Áreas de Atuação

Projeto “Rota de Fuga: fuja de quem destrói, vote pela vida” ocupa 5 cidades com lambes-gigantes, propondo reflexão sobre o voto consciente.

Publicação: 19/09/2022


Nesse fim de semana, uma intervenção político-cultural ocupou 5 cidades mineiras fazendo a população refletir sobre seu voto e as propostas políticas dos seus candidatos em relação à mineração. A ação foi realizada em cidades atingidas pela mineração predatória em Minas Gerais, sendo elas: Belo Horizonte, Mariana, Ouro Preto, Governador Valadares e Montes Claros. 

A iniciativa da Cáritas Regional Minas Gerais tem como objetivo sensibilizar, principalmente o público jovem, sobre a importância do voto consciente, tendo em vista as mudanças climáticas e os desafios socioambientais. Durante a intervenção, foram realizadas colagens de lambes-gigantes em muros estratégicos das cidades, dialogando com a arte urbana e estampando pontos marcantes de cada localidade em um cenário dominado por uma montanha de minério. 

O projeto “Rota de Fuga: fuja de quem destrói, vote pela vida” tem o apoio da Adveniat e busca trazer a discussão sobre a mineração a partir de expressões artísticas que estão presentes no dia a dia da juventude urbana, como as colagens e os lambe-lambes. Há menos de um mês das eleições que definirão os cargos de presidente(a), vice-presidente(a), senador(a), governador(a), vice-governador(a), deputado(a) estadual e federal no Brasil, a Cáritas MG visa sensibilizar a sociedade sobre os impactos da escolha das candidaturas no modelo de mineração e nas relações com as empresas mineradoras que já exploram as regiões onde acontece a ação. 


Intervenção em Mariana.

As cidades foram escolhidas por sofrerem diariamente com os danos causados pelos grandes empreendimentos minerários e por estarem em regiões onde a Cáritas Minas apoia as comunidades atingidas na busca pela garantia de seus direitos. Mariana e Governador Valadares, que fazem parte da bacia do Rio Doce, há 7 anos enfrentam as violações ocasionadas pelo rompimento da barragem de Fundão, das empresas Samarco, Vale e BHP, em 2015. Belo Horizonte, que é cercada pela atividade minerária e, constantemente, tem seus mananciais hídricos ameaçados, recentemente entrou em estado de alerta ao ver ameaçada um de seus cartões-postais, a Serra do Curral, por um empreendimento minerário da empresa Tamisa. Em Ouro Preto, historicamente explorada pela mineração, quem vive no dia a dia as violações de direitos pela mineração, atualmente, é o distrito de Antônio Pereira, atingido pela mineradora Vale S.A. Montes Claros é cidade pólo do Norte de Minas, onde está localizado o Vale das Cancelas, região de comunidades quilombolas e geraizeiras ameaçadas pela implementação de empreendimento da mineradora SAM (Sul Americana de Metais S.A), que prevê a construção da maior barragem de rejeitos da mineração do país e o segundo maior mineroduto do mundo. 

As populações dessas localidades também têm enfrentado os efeitos das mudanças climáticas e dos eventos climáticos extremos, os quais são acirrados pelo modelo de mineração predatória. Foi o que aconteceu no final de 2021 e início de 2022, quando fortes chuvas assolaram Minas Gerais causando enchentes em diversos municípios do estado, entre eles, Montes Claros, Belo Horizonte e Governador Valadares. 

Este conjunto de intervenções propostas pela Cáritas, além de trazer o debate da mineração para as ruas mineiras, visa incentivá-lo nas redes sociais a partir da elaboração de um vídeo-arte que será lançado no dia 25 de setembro, uma semana antes das eleições. A identidade visual de todo o projeto buscou demonstrar o impacto da mineração na paisagem das cidades mineiras, substituindo as serras, tão presentes nos horizontes desses locais, pela pilha de minério e as máquinas gigantes da mineração. Além disso, a intervenção visa ressignificar a placa de Rota de Fuga, elemento marcante nas cidades minério-dependentes, em especial, após o rompimento das barragens da Vale, em Mariana e em Brumadinho. 

A criação do projeto é assinada pela Taipa-de-mão, iniciativa que quer trazer a disputa das cidades a partir da comunicação popular e da articulação com artistas e movimentos populares.


Cáritas no cuidado da Casa Comum

A Cáritas vem se posicionando contra o atual modelo de desenvolvimento, que destrói nossa Casa Comum, devora os bens finitos do planeta, cria ciclos de violência e injustiça, expulsa as pessoas de seus territórios, afastando-os dos seus meios de subsistência, agredindo seus modos de vida e promovendo uma cultura materialista e descartável.

Nossas ações vêm sendo orientadas pela busca da construção de conscientização das pessoas e do fortalecimento de suas resistências. Esse tem sido um trabalho duro, já que estamos em Minas Gerais, que traz as minas em seu próprio nome e conta com o apoio total do Estado para continuar executando um projeto de morte, que coloca o lucro acima da vida. 

Nas eleições de 2022, momento em que a população pode definir os projetos políticos que orientarão os rumos do país, a Cáritas propõe a reflexão sobre as candidaturas e seus planos de governo na pauta do meio ambiente, pesquisando  a relação dessas com as empresas mineradoras e propondo a escolha de políticos que defendam outro modelo de desenvolvimento nas regiões atingidas pela mineração, a partir do talento das pessoas, do respeito ao meio ambiente, da valorização da cultura e do empoderamento político dos coletivos.


 Intervenção aos pés da Serra do Curral, em Belo Horizonte.

Ficha técnica

Realização: Cáritas Brasileira Regional Minas Gerais
Idealização e Coordenação: Marcela Nicolas (Taipa-de-mão Comunicação e Cidade)
Criação: Rayssa Neves
Produção Gráfica: Nayara Muniz
Direção de fotografia: Cláudia Simões
Cobertura audiovisual: Elza Cohen; Danilo Korvo; Tamires Aquino; Patricia Milagres; Gustavo França; Felipe Muniz.
Execução: MST, MAB, MTD e Levante Popular da Juventude
Autores fotos utilizadas Lambe-Gigante: Leonardo Pontes (Ouro Preto); Israel Malthik (Mariana); Carol Faraco + Adão de Souza (Belo Horizonte); Victor Márcio + Autor desconhecido, fonte Prefeitura de Montes Claros (Montes Claros); Stambassi (Governador Valadares)

Tag