COLABORE

Juventude da comunidade Buriti do Meio participa de oficina de comunicação popular

Áreas de Atuação

A atividade buscou despertar o olhar dos jovens para o fortalecimento comunitário e a valorização da cultura quilombola.

Publicação: 26/11/2021


Os adolescentes e os jovens da comunidade quilombola Buriti do Meio, no município de São Francisco, Norte de Minas Gerais, participaram de uma formação sobre comunicação popular nos dias 28 e 29 de outubro. Voltada para discutir as redes sociais e as técnicas de fotografia, a atividade contou com a contribuição das assessoras de comunicação da Cáritas Regional Minas Gerais, Francielle Oliveira e Lívia Bacelete.

Reinaldo de Souza Costa, de 27 anos, é morador de Buriti do Meio e participou da formação. Ele conta que aprendeu bastante, inclusive, teve conhecimento de algumas coisas que havia na comunidade mas ele não conhecia. “Esse curso veio para abrir meu conhecimento sobre a fotografia e mesmo sobre a cultura da comunidade”, afirma.

O jovem destacou o que aprendeu sobre fotografia e redes sociais: “A respeito das técnicas de fotografia, a gente tinha o aparelho na mão, mas muitas coisas não tínhamos o conhecimento do que podia ser feito para ser aperfeiçoado. E fazendo a autocrítica das redes sociais, a gente pensava que estava no controle, mas pelo curso percebemos que não era, que quem está realmente no controle são os aplicativos que fazemos o uso diário”.


Participantes da oficina fotografam apresentação cultural na comunidade quilombola Buriti do Meio durante a formação em comunicação popular.

A formação faz parte do projeto Quilombo de Direitos, realizado pela Cáritas Diocesana de Januária com crianças, adolescentes, jovens e seus familiares, da comunidade Buriti do Meio, com o apoio da Kindernothilfe​ (KNH), agência de cooperação para o desenvolvimento. 

Durante a atividade, os jovens e adolescentes refletiram sobre o acesso à internet no Brasil, discutiram sobre as principais redes sociais e sobre as definições de conteúdos pelas grandes corporações que desenvolvem essas plataformas. Além disso, os participantes também aprenderam as principais técnicas de fotografia e definiram locais e pessoas expressivas para a comunidade para um momento de prática fotográfica.


Jovens e adolescentes da comunidade Buriti do Meio refletem sobre redes sociais e fotografia em atividade de formação 

Para a agente da Cáritas Diocesana de Januária e coordenadora do projeto Quilombo de Direitos, Meire Reis, a atividade contribuiu para resgatar e aprofundar a história do quilombo, aprender técnicas fotográficas e divulgar o projeto e atividades do quilombo Buriti do Meio por meio do olhar da juventude. “É super importante discutir e praticar a comunicação popular em comunidades rurais, porque os adolescentes e jovens precisam compreender a comunicação como uma estratégia de fortalecimento comunitário, resistência, valorização e disseminação da diversidade cultural, bem como de formação política e cidadã e, principalmente, de luta”, conclui.

Como continuidade dessa formação, está planejado para 2022 uma oficina de texto informativo e uma exposição fotográfica, a qual irá reunir as fotos e os textos produzidos pelos jovens e adolescentes.


Tag