COLABORE

"Nós viemos festejar o Rosário de Maria!"

Geral

Festa do Rosário: tradição e fé na Santa protetora das pessoas pretas

Publicação: 24/09/2022


No mês de setembro, a comunidade de Córregos, distrito de Conceição do Mato Dentro/MG, celebrou a Festa do Rosário, tradição que marca uma demonstração da fé na Santa protetora das pessoas negras. 


A festa é uma tradição que ganhou forma com o passar dos anos, sendo marcada pela religiosidade do povo negro desde o período da escravidão. Naquele tempo, os negros eram impedidos de compartilhar das práticas religiosas nas mesma igrejas que os senhores ou a alta sociedade da época. A celebração da santa padroeira foi ganhando importância justamente pela fé e resistência dos negros.

Em Córregos, quem organiza os festejos são o Rei e a Rainha, escolhidos na celebração do ano anterior. Eles são responsáveis pela comida, pelo convite do Congado, da Marujada e da Banda de Música. São eles também que enfeitam a comunidade, colocam as faixas, os mastros e ajudam na escolha e preparação das roupas.  

A celebração dura dois dias e é, de acordo com Romiro Candeia da Silva, a mais antiga da comunidade, além de ser a sua preferida. No primeiro dia, é realizado o levantamento do mastro de Nossa Senhora do Rosário. No segundo, acontece a procissão, com os cortejos e rituais característicos, seguida pela celebração da missa e a coroação do Rei e da Rainha. A celebração é finalizada com o almoço e a distribuição dos doces. 

Neste ano, a rainha foi Zita Maria Rodrigues de Souza. Ela conta que sempre foi o seu sonho ser Rainha. “Na hora que eu saí do meio, a marujada de um lado e do outro... parecia que eu tava flutuando, sabe? E depois que eu entreguei a coroa eu parecia uma pena, levinha… Foi um alívio, um sonho realizado”. 


Essa manifestação popular e cultural envolve toda a comunidade de Córregos e resiste a partir da tradição, da ancestralidade e da religiosidade, em forma de agradecimento às bênçãos recebidas. Viva Nossa Senhora do Rosário!

Clique AQUI para ver mais fotos!


Tag