COLABORE

Pastorais sociais e Cáritas de Leopoldina realizam formação da Campanha da Fraternidade 2023

Igreja

A formação reuniu cerca de 60 pessoas de diversas paróquias da diocese de Leopoldina.

Publicação: 21/12/2022


As Pastorais Sociais e a Cáritas Diocesana de Leopoldina promoveram um dia de formação sobre a Campanha da Fraternidade de 2023. Aproximadamente 60 participantes, representando diversas paróquias da diocese, estiveram presentes no Seminário Nossa Senhora Aparecida, em Leopoldina, no último sábado (17/12). As pessoas presentes na formação refletiram sobre o tema da fome, escolhido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) para a Campanha da Fraternidade no próximo ano. 

Pela terceira vez a fome é tratada pela Igreja no Brasil na Campanha da Fraternidade. Tendo sido a primeira em 1975, com o tema “Fraternidade é repartir” e o lema “Repartir o pão”. A segunda vez foi em 1985 e teve como lema “Pão para quem tem fome”. Agora, em 2023, a Igreja enfrenta pela terceira vez o flagelo da fome, com um lema que é uma ordem de Jesus aos seus discípulos: “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mt 14,16).   

Segundo dados do II Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar e Nutricional no Contexto da Pandemia da COVID-19 no Brasil, em abril de 2022, “do total de 211,7 milhões de brasileiros e brasileiras, 125,2 milhões convivem com alguma Insegurança Alimentar (leve, moderada ou grave), dentre os quais mais de 33 milhões de pessoas enfrentam a fome em nosso país”. Sendo ainda que “a fome está presente em 43% das famílias com renda de até ¼ do salário mínimo por pessoa e atinge mais as famílias que tem mulheres como responsáveis ou em que a pessoa de referência se denomina de cor preta ou parda”. A Campanha da Fraternidade 2023 quer então nos convocar a VER a realidade da fome, ILUMINÁ-LA com a luz da Palavra e AGIRMOS para transformar essa triste realidade.    

Como afirmado pelo Papa Francisco, “não há democracia se existe fome”. E este é um assunto que diz respeito à sociedade inteira e no qual todos nós devemos unir esforços para encontrar soluções para sua superação, “seja no nível mais imediato, assistencial, seja no nível de toda a sociedade”, incidindo em suas causas estruturais no âmbito das políticas públicas. 

A assessoria do encontro de formação foi do historiador e membro da Cáritas Regional Minas Gerais, Elerson Silva, que durante a manhã fez uma exposição dialogada e bastante participativa do tema conforme disposto no Texto-Base da Campanha. À tarde, os participantes fizeram trabalhos de grupos, onde discutiram e tiraram como encaminhamento, gestos concretos de ação que irão desenvolver para superação do flagelo da fome nas realidades em que vivem. 

Ainda como continuidade da formação e preparação para a Campanha, estão programadas para ocorrer em janeiro de 2023 duas lives sobre o assunto. A primeira será no dia 13 de janeiro, às 19h, com o tema Campanha da Fraternidade e Segurança Alimentar, com a convidada Renata Siviero Martins, mestra em Educação, assessora da Cáritas-MG e presidenta do Conselho de Segurança Alimentar no Estado de Minas Gerais. 

Wagno da Rocha Antunes – Cáritas Diocesana de Leopoldina, Pastorais Sociais e Movimento Negro   


Tag