COLABORE

Rede Cáritas mineira se reúne em encontro de avaliação e planejamento

Institucional

Atividade acontece nos dias 26 e 27, virtualmente, e conta com a participação de agentes de 12 Cáritas diocesanas e do secretariado regional

Publicação: 26/02/2021


A rede Cáritas Minas Gerais se reúne nos dias 26 e 27 de fevereiro para avaliar o ano de 2020 e planejar as ações de 2021. O encontro acontece de forma virtual e conta com a participação de agentes de 12 Cáritas diocesanas do estado e do secretariado regional. Inspirados pelo lema da Campanha da Fraternidade “Cristo é a nossa paz. Do que era dividido fez uma unidade” (Ef 2,14), a atividade tem início com a análise de conjuntura do bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, dom Vicente Ferreira, e da doutora em Ciências Sociais pela UERJ e professora no curso de Serviço Social da Unimontes, Lenia Maria Pereira Silva.


Em meio à pandemia de Covid-19 e diante às consequências da crise sanitária, ambiental, econômica e social que o país atravessa, o encontro de planejamento traz para a rede o desafio de pensar a continuidade das ações. O secretário regional da Cáritas MG, Rodrigo Pires, explica que a instituição atua junto a quem mais está sofrendo com a pandemia. “A Cáritas está realmente na zona de crise, trabalhamos com o sem teto, o sem terra, a população de rua, os povos do semiárido, os empreendimentos solidários, os atingidos pela mineração. Estamos no olho do furacão e somos obrigados a fazer muitas ações, tanto no campo espiritual, de acalentar o espírito e ouvir as pessoas, como no campo das respostas, na entrega de cestas básicas, na conscientização para ficar em casa e para o uso de máscara”.

O plano de ações decimal, aprovado na última assembleia regional, completa 5 anos em 2021, o que torna o encontro um momento estratégico para a rede Cáritas mineira avaliar se as prioridades estão sendo cumpridas e se será preciso mudar algum dos objetivos. Para Rodrigo Pires, apesar da pandemia o ano de 2020 não foi perdido, pelo contrário foi de muita ação: “A expectativa é continuar aumentando as ações e encontrando caminhos para conviver na pandemia, mas também é de fazer pressão social para a Vacina Já, para o Fora Bolsonaro e pela volta do auxílio emergencial”.



Tag