Representantes da Economia Popular Solidária se reúnem com prefeito de João Monlevade

Na reunião, os feirantes e representantes da EPS discutiram o fortalecimento da feira e a criação de uma Lei Municipal de Economia Solidária

Publicação: 07/07/2021

Na última segunda-feira (5), o prefeito de João Monlevade, Dr. Laércio Ribeiro (PT), recebeu em seu gabinete representantes da feira de Economia Popular Solidária (EPS) da cidade. O encontro foi organizado pela secretária municipal de Assistência Social, Marinete Morais, e teve como objetivo o fortalecimento das feiras realizadas todos os sábados ao redor da Praça Sete em Carneirinhos. A feira da EPS também entrou na pauta do encontro.

Marinete explicou que a proposta é abrir o debate sobre a criação da Lei Municipal de Economia Solidária, bem como a estruturação do evento semanal em conjunto com a feira da Economia Popular Solidária. Ela frisou que a EPS é uma estratégia de desenvolvimento sustentável e solidário fundamentada na organização coletiva com interesse de melhor a qualidade de vida por meio do trabalho associado, cooperativado ou mesmo em grupos informais.

A secretária municipal de Assistência Social, Marinete Morais, fala sobre a criação da Lei Municipal de Economia Solidária durante a reunião.

Presente à reunião, o representante do Conselho de Economia Solidária e assessor da Cáritas Brasileira Regional Minas Gerais, Samuel Silva, defendeu a criação de uma legislação específica para a Economia Solidária é uma das bandeiras de lutas da EPS. “Entendemos que é urgente e necessários o Estado brasileiro reconhecer que existe uma outra forma de produzir, de trabalhar, que gere mais cidadania, respeito ao trabalho e ao meio ambiente. Para isso, um dos caminhos é a criação de legislações próprias”, frisou.

Dr. Laércio reforçou seu apoio aos feirantes e se colocou à disposição para uma nova reunião com o grupo e, assim, prosseguir os debates sobre a feira e o projeto de Lei de Economia Solidária.

Também participaram da reunião com o prefeito, as representantes do Fórum de Economia Popular Solidária do Médio Piracicaba, Lucimere Leão, Valdelice Quintão e Elaine Oliveira. Além deles, estiveram presentes o chefe de Gabinete Geraldo Giovani Silva e Anly Natsuyo Naschimoto, da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).

Após o encontro, os feirantes seguiram para uma reunião, no Centro Educacional de João Monlevade, com os demais membros, no intuito de legitimar a unificação das feiras e ampliar a comissão que estará a frente para representar o grupo.

Regiane Ferreira - Assessoria de Comunicação da Prefeitura de João Monlevade e agente voluntária Cáritas