V Jornada Mundial dos Pobres é promovida pela Cáritas

Igreja

Ações buscaram sensibilizar para a realidade de mais de 50 milhões de pessoas em situação de pobreza no Brasil.

Publicação: 30/11/2021

Dentro da programação da V Jornada Mundial dos Pobres, a Cáritas Diocesana de Montes Claros realizou roda conversas com mulheres.

A pobreza é uma realidade crescente no país, mais de 51,9 milhões de brasileiras e brasileiros vivem nessa condição. No intuito de que as pessoas não sejam indiferentes ao sofrimento das pessoas em situação de pobreza, a V Jornada Mundial dos Pobres trouxe o tema “Sentes compaixão?”. O Papa Francisco indicou o lema “Sempre tereis pobres entre vós” (Marcos 14, 7) para inspirar as ações.

A Jornada Mundial dos Pobres aconteceu entre setembro e novembro em todo o território brasileiro. Em sua mensagem para este momento, o Papa Francisco falou da necessidade da Igreja ir ao encontro daqueles que necessitam. “Não podemos ficar à espera que batam à nossa porta; é urgente ir ter com eles às suas casas, aos hospitais e casas de assistência, à estrada e aos cantos escuros onde, por vezes, se escondem, aos centros de refúgio e de acolhimento... É importante compreender como se sentem, o que estão a passar e quais os desejos que têm no coração”, afirmou.

Seguindo as orientações da mensagem do papa, a Cáritas Arquidiocesana de Montes Claros realizou a ação “Rede Mulher - Escuta solidária das mulheres da periferia”, no dia 10 de novembro. Segundo Cida Vieira, presidente da Cáritas Arquidiocesana de Montes Claros, o objetivo foi promover a escuta das mulheres, ouvi-las sobre suas dores, lutas e aquilo que traz esperanças aos seus corações. Para a agente Cáritas, a importância desse tipo de ação é “ ouvir e cuidar das mulheres das nossas periferias. Criar espaço de reflexões sobre contexto atual e esperançar, além do pão que levamos”, comenta. Além de oferecer escuta a essas pessoas, foram distribuídas para as famílias 30 cestas básicas e 30 kits de materiais de higiene e limpeza, atendendo 200 pessoas.

Outras atividades foram executadas pela Cáritas Arquidiocesana de Montes Claros, como rodas de conversa, distribuição de almoço, varais solidários, audiência pública na Câmara Municipal, além de distribuição de 25 cestas básicas para a comunidade da Facela, no município de Montes Claros, e para vendedores ambulantes que tiveram seus materiais de trabalho confiscados.

Para Wellington Moreira Azevedo, agente da Cáritas Diocesana de Governador Valadares, a Jornada Mundial dos Pobres inspira a Igreja em saída a rejeitar a zona de conforto e buscar nos pobres o Evangelho de Jesus Cristo.  Dessa forma, em Governador Valadares, o foco das ações foram as pessoas em situação de rua. A Cáritas Diocesana, juntamente com a Diocese e pastorais sociais, realizou, no dia 13 de novembro, várias atividades voltadas para essas pessoas. Houve momentos de espiritualidade, de cultura, como grafite e roda de capoeira, e também de cuidado com a saúde. Além disso, foram servidos café da manhã e cachorro-quente. As atividades alcançaram 50 pessoas em situação de rua.

“Ser capaz de enxergar Cristo através dos pobres, eis os ensinamentos que devemos praticar. Estar ao lado dos pobres e combater a situação de miséria é obrigação de todo cristão de fé que quer viver intensamente o Evangelho”, reflete Azevedo.

A transformação social à luz do Evangelho é também missão da Cáritas, como pontua Padre Geraldo Agostinho Teixeira, presidente da Cáritas Diocesana de Luz. “O socorro aos mais necessitados é um compromisso do cristão. A Cáritas possui a missão de dar o peixe e também ensinar a pescar”, relata. No dia 11 de novembro, a Cáritas Diocesana de Luz distribuiu 140 cestas básicas às pessoas mais vulnerabilizadas durante a pandemia, no município Estrela do Indaiá e no Acampamento Nova Esperança.

A Jornada Mundial dos Pobres no Brasil é organizada pela Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Socio Transformadora da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) em parceria com Pastorais Sociais e organismos da Igreja no Brasil (Semana Social Brasileira, Cáritas Brasileira, Pastoral Carcerária, Pastoral dos Povos de Rua, Pastoral Operária, Pastoral da Mulher Marginalizada, Serviço Pastoral dos Migrantes, Conferência dos Religiosos do Brasil, Conselho Nacional do Laicato do Brasil, Pascom Brasil, Conselho Pastoral dos Pescadores, Signis Brasil e o Setor de Mobilidade Humana da CNBB).

Foto de destaque: Cáritas Diocesana de Governador Valadares realizou corte de cabelo solidário em pessoas em situação de rua.