COLABORE

Abertura da Campanha da Fraternidade reúne mais de 500 pessoas em São Domingos do Prata

Igreja

Evento foi organizado pela Cáritas Itabira, Fundação Monique Leclercq e Diocese de Itabira Coronel Fabriciano

Publicação: 28/02/2024


No dia 18 de fevereiro, foi realizada a abertura Regional da Campanha da Fraternidade 2024 na cidade de São Domingos do Prata, município que integra a Diocese Itabira – Coronel Fabriciano. O evento reuniu mais de 500 pessoas vindas das cidades de Bela Vista de Minas, João Monlevade, Nova Era, Dionísio, dentre outros municípios. O evento, organizado pela Cáritas Itabira, Fundação Monique Leclercq e Diocese de Itabira Coronel Fabriciano, contou com formação, mística, espiritualidade, apresentações culturais e Celebração Eucarística.

A Campanha  da Fraternidade de 2024  tem como tema: Fraternidade e Amizade Social e o lema: “Vós sois todos irmãos.” (cf Mt 23,8). Todos os anos, a Igreja revive com força transformadora, este tempo da quaresma. Tempo oportuno para retomarmos de forma consciente as exigências que nosso batismo nos apresenta.


A formação foi conduzida pelo assessor da Cáritas Regional, Elerson Silva.

Para representar de forma ainda mais viva, a Cáritas Diocesana de Itabira escolheu a irmã Monique Jeanne Marie Joseph Leclercq, conhecida como Irmã Mônica, como patrona da Amizade Social na Região 2 da Diocese de Itabira Coronel Fabriciano. Falecida aos 104 anos em setembro de 2023, a dominicana chegou a São Domingos do Prata em 1968 e iniciou seu trabalho formação à líderes rurais, projeto iniciado pelo Padre Antônio Sebastião Ferreira Barros (Titone), nas Obras Sociais São Domingos de Gusmão. 

Com o objetivo de “Educar para Crescer”, a Fundação Monique Leclercq, atende crianças, adolescentes e jovens no contraturno escolar com atividades diversificadas em educação cultura artes, noções de agropecuária e outros.  


Apresentação teatral da vida da Irmã Mônica pelas crianças e adolescentes do projeto da Fundação que leva o nome da dominicana

O presidente da Cáritas Diocesana de Itabira, padre Gustavo da Silva Alves presidiu a Celebração juntamente com demais padres, presbíteros e diáconos do Regional 2.  Ele explica que o evento foi de grande importância e principalmente pelo resgate da história de vida da Irmã Mônica, escolhida pela Cáritas Diocesana como patrona da Campanha da Fraternidade na região pastoral. “Para mim, foi muito gratificante ver a interação das pessoas desde a mística inicial e em todos os momentos do evento. Destaco a encenação teatral das crianças e adolescentes sobre a vida da irmã, desde a sua chegada em terras pratianas e a acolhida pelo padre e também pela população, representando assim,  a Amizade Social dentro da Campanha da Fraternidade”, disse.


Padre Gustavo Alves, presidente da Cáritas Itabira e padre Justin Munduala Tchwiala pároco de São Domingos do Prata

Tag