Com muita animação e alegria, no dia 28 de junho, crianças e familiares do Quilombo do Buriti do Meio participaram da celebração junina realizada pelo projeto Quilombo dos Direitos. A ação marca o encerramento das atividades realizadas pelo projeto no decorrer do 1º semestre na comunidade. Segundo Marinete Briz dos Santos, que tem dois filhos atendidos pelo projeto, a iniciativa tem grande importância para formação social da sua família e da comunidade. Ela destaca que o Arraiá dos Direitos foi uma ação de muito aprendizado para as crianças e para os adolescentes, possibilitando a formação coletiva de uma temática muito importante através de brincadeiras.
A festividade contou com forró, quadrilhas, a dança do balão e da peneira. De acordo com Meire Reis, coordenadora do projeto, a iniciativa além de oferecer apresentações culturais buscou trabalhar a temática dos direitos da criança e do adolescente a partir de brincadeiras juninas. " A pescaria foi um sucesso, além de pescar o peixe o/a participante tinha a oportunidade de responder uma pergunta sobre os direitos da criança, ao acertar, levava um brinde para casa", ela reflete.
QUILOMBO DOS DIREITOS
O projeto Quilombo dos Direitos tem se consolidado como uma ação estratégica de formação socioeducativa para crianças e adolescentes da comunidade do Quilombo do Buriti do Meio, em São Francisco, Norte de Minas Gerais. Desde 2014, o projeto é realizado com o apoio da Kindernothilfe (KNH), agência de cooperação para o desenvolvimento com enfoque nos direitos humanos de crianças e adolescentes. Com um olhar atento para a realidade local, além de trabalhar o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) com o público infantojuvenil, o projeto tem se dedicado, a partir de práticas pedagógicas, a realizar formações com integrantes da rede escolar e da rede de saúde da comunidade local.