Candidatos à Prefeitura de Belo Horizonte estiveram reunidos neste dia 16 de setembro para debater e apresentar suas propostas voltadas para a garantia de direitos das crianças e dos adolescentes, firmando compromisso com o princípio de prioridade absoluta previsto no artigo 227 da Constituição Brasileira.
Participaram do debate a candidata Duda Salabert (PDT), os candidatos Rogério Correia (PT), Wanderson Rocha (PSTU) e Paulo Brant (PSB), candidato à vice prefeito na chapa de Gabriel Azevedo (PSB). Ao responder perguntas feitas pelos adolescentes presentes, os candidatos foram desafiados a detalhar como planejam implementar políticas públicas eficazes e sustentáveis para atender as necessidades destes sujeitos, não só no âmbito da educação, como também para assegurar a erradicação do trabalho infantil, a diminuição do índice de evasão escolar, a proteção da família, o acesso à moradia digna e alimentação de qualidade, dentre outras medidas que compreendem os direitos fundamentais das crianças e dos adolescentes.
O evento foi promovido pelo movimento Agenda 227, articulação formada por organizações da sociedade civil que atuam junto a crianças e adolescentes, dentre elas, a Cáritas Regional Minas Gerais. “A partir de perguntas elaboradas por crianças e adolescentes, foi possível entender as propostas para diversos aspectos da vida desse público: escolarização, saúde mental, trabalho infantil, sistema socioeducativo, saneamento básicos, etc. As perguntas foram respondidas por cada 2 candidatos e foi uma boa oportunidade para entender o que cada um pensa e o que propõe para efetivar a prioridade absoluta de crianças e adolescentes, assim como perceber a viabilidade e a pertinência das propostas e comprometer os candidatos com as infâncias e as adolescências“, destaca Cleunice Mota, assessora do Programa de Infância, Adolescência e Juventude da Cáritas Minas Gerais.
Ao final do encontro, os candidatos receberam o documento “Prioridade absoluta nas Eleições 2024 — Diretrizes para uma Gestão Municipal comprometida com a Infância e a Adolescência”, elaborado pela Agenda 227, e assinaram um termo de compromisso com as propostas do movimento.
Imagem retirada do site da Agenda 227