Cáritas Diocesana de Januária celebra 25 anos

Institucional

Na celebração dos 25 anos, a Cáritas Diocesana de Januária reafirma seu chamado: lutar pela construção da sociedade do Bem Viver.

Publicação: 28/05/2024

Com muita alegria, a Cáritas Diocesana de Januária celebrou 25 anos de atuação na região do Médio São Francisco. No último sábado (25/05), o momento foi celebrado com uma missa em ação de graças realizada na Catedral Nossa Senhora das Dores, em Januária.

A missa foi celebrada por Dom Geraldo, na Catedral de Nossa Senhora das Dores. Durante a homilia, o bispo da Diocese de Januária ressaltou a necessidade da Igreja ter um compromisso com a justiça social e com a transformação da sociedade. "É fundamental apoiarmos a nossa Cáritas para transformar a nossa cidade", ele refletiu.

A Cáritas Brasileira Regional Minas Gerais teve um momento de fala no qual foi destacado o compromisso da instituição com os direitos humanos e com as ações de Convivência com o Semiárido. O momento da coroação da Virgem Maria foi conduzido pela equipe técnica da instituição e os integrantes da diretoria da Cáritas Diocesana de Januária. Em ritmo de festa, a missa foi encerrada com todas e todos cantando parabéns.

Criação
Antes de ser fundada, em 1999, a criação da Cáritas Diocesana de Januária foi matéria dos sonhos de várias companheiras e companheiros da nossa região. Entre 1989 e 1999, o companheiro Vicente Fernandes, com o apoio do Bispo Dom Anselmo Müller atuou no desenvolvimento da Ação Social da Igreja em Januária. A iniciativa foi marcada por ações de assistência social, como doações de roupas e alimentos. Vicente Fernandes atuou diretamente na mobilização coletiva para a criação da Cáritas Diocesana de Januária, em 21 de maio de 1999. Durante este período, ele esteve presente na consolidação da instituição através da diretoria e do grupo de voluntariado, fortalecendo a fé em Cristo por meio da luta por justiça social.