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Cáritas Diocesana de Januária participa de oficina sobre a Teoria da Mudança realizada pela KNH

Áreas de Atuação

A partir da Teoria da Mudança, no decorrer de dois dias, a formação buscou dialogar sobre a construção de novos projetos.

Publicação: 03/09/2024





Entre os dias 20 e 22 de agosto, a Cáritas Diocesana de Januária participou do processo formativo sobre a Teoria da Mudança realizado pela KNH Brasil, em Olinda, Pernambuco.

Com o olhar dedicado a elaboração de novos projetos, o processo formativo foi construído a partir do diálogo com os participantes tendo como referência a Teoria da Mudança (TdM). Meire Reis, coordenadora do projeto Quilombo dos Direitos, destacou que a formação contribuiu para o aprofundamento de reflexões sobre a importância do envolvimento das crianças e adolescentes em todo o processo de elaboração do projeto. 

Há 21 anos a temática dos direitos infanto-juvenis é trabalhada pela Cáritas Diocesana de Januária através do Programa de Infância, Adolescência e Juventude da Rede Cáritas. Desde 2015, nós executamos o projeto Quilombo dos Direitos, dedicado a fortalecer os direitos das crianças e adolescentes no Quilombo do Buriti do Meio em São Francisco. Iniciativa que conta com o apoio da KNH.

Para nós, caritanos, há potência nos encontros e na construção de saberes a partir do coletivo. Saímos deste espaço movidos pela inspiração de várias reflexões e motivados pelo desejo de fortalecer o protagonismo de crianças e adolescentes nos territórios.



QUILOMBO DOS DIREITOS 

O projeto Quilombo dos Direitos tem se consolidado como uma ação estratégica de formação socioeducativa para crianças e adolescentes da comunidade do Quilombo do Buriti do Meio, em São Francisco, Norte de Minas Gerais. Desde 2014, o projeto é realizado com o apoio da Kindernothilfe (KNH), agência de cooperação para o desenvolvimento com enfoque nos direitos humanos de crianças e adolescentes. Com um olhar atento para a realidade local, além de trabalhar o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) com o público infantojuvenil, o projeto tem se dedicado, a partir de práticas pedagógicas, a realizar formações com integrantes da rede escolar e da rede de saúde da comunidade local.

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