A Cáritas Brasileira Regional Minas Gerais, entidade de apoio e fomento, realizou entre os dias 06 e 08 de dezembro, o terceiro módulo do ciclo de formações: Trilhando o fortalecimento da Economia Popular Solidária em Minas Gerais. O encontro, que ocorreu no Recanto Marista (Remar), em Ribeirão das Neves, reuniu cerca de 60 lideranças dos fóruns municipais, regionais e estadual de Economia Popular Solidária de Minas Gerais, representando um importante marco no processo de capacitação e fortalecimento do movimento.
Foto oficial - Arquivo Cáritas MG.
O ciclo de formações teve início com o primeiro módulo, realizado entre os dias 30 de agosto e 01 de setembro, com o tema “O Início da Trilha: Introdução à Economia Popular Solidária”. Neste módulo, foram discutidos os conceitos fundamentais da Economia Popular Solidária, destacando sua relevância para a construção de alternativas econômicas sustentáveis e inclusivas, especialmente no atual cenário socioeconômico. O segundo módulo, que aconteceu de 11 a 13 de outubro, teve como tema “Organização da produção e sustentabilidade”, e abordou estratégias de gestão coletiva e práticas sustentáveis no contexto dos empreendimentos solidários.
O terceiro e penúltimo módulo, realizado em dezembro, focou no tema “Comercialização e consumo solidário e responsável” e contou com a contribuição de Davi Fantuzzi Lucas, bacharel em Gestão de Cooperativas e especialista em projetos socioambientais. Davi, com 13 anos de experiência em assessoria técnica, extensão rural, construção de mercados para a agricultura familiar e coordenação de projetos, compartilhou sua experiência sobre a importância da comercialização solidária e do consumo responsável como pilares para o fortalecimento da Economia Popular Solidária.
Convidado Davi Fantuzzi Lucas - Arquivo Cáritas MG
Uma das mais jovens participantes do Ciclo de Formações, Bianca Alves Souza Rocha, de 18 anos, que faz parte do Centro de Referência em Tecnologias Sociais do Sertão (CRESERTÃO), na cidade de Arinos-MG, regional Noroeste, fala com entusiasmo sobre a importância dos encontros para a sua formação: “Maravilhoso, cheio de experiências, convivências incríveis e conhecimento”, destaca.
O ciclo de formações está estruturado em quatro encontros modulares, com o objetivo de ampliar as capacidades organizativas dos empreendimentos solidários. O último módulo, previsto para os dias 07 a 09 de fevereiro de 2025, abordará o tema “Legislação, ambiente legal e organização”, capacitando os participantes a compreender e atuar dentro das normativas que orientam as iniciativas da Economia Popular Solidária.
O Ciclo de Formações “Trilhando o fortalecimento da Economia Popular Solidária” faz parte do projeto “Ações de Apoio e Fortalecimento do Movimento de Economia Popular Solidária em Minas Gerais”, uma parceria entre a Cáritas Minas Gerais e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (SEDESE), através do Termo de Fomento nº 1481002353/2023.