A Cáritas Diocesana de Januária construiu 15 cisternas de placas para a captação de água de chuva, beneficiando 15 famílias da comunidade de Rodeador, no município de Pedras de Maria da Cruz, região Norte de Minas Gerais. As cisternas, mais conhecidas no semiárido mineiro como caixas, foram possíveis com recursos provenientes do Programa Um Milhão de Cisternas para o Semiárido, da Cáritas de Januária, com um investimento total de R$ 93.330,00.
Para celebrar a alegria dessa conquista, as famílias beneficiadas se reuniram em uma missa em ação de graças para agradecer à Cáritas. Participaram desse momento toda a comunidade, o padre Jeidson Cardoso Ribeiro, da Paróquia Imaculada Conceição, e o prefeito de Pedras de Maria da Cruz, Rodrigo Alexandre Fernandes.
Comunidade Rodeador, em Pedras de Maria da Cruz, celebra com missa em ação de graças as cisternas recebidas da Cáritas Diocesana de Januária.
A Prefeitura Municipal de Pedras de Maria da Cruz foi um importante parceiro nesse projeto, contribuindo com a manutenção das estradas vicinais e adequação dos acessos às residências. Além de disponibilizar uma quantidade de água tratada, em todas as cisternas, suficiente para as famílias beneficiadas conseguirem chegar até o próximo período das chuvas, com água potável armazenada nas cisternas.
O prefeito Rodrigo Alexandre Fernandes garantiu que as famílias que receberam as cisternas de placas estarão incluídas nas próximas operações pipas que houver no município. “Sabemos da dificuldade que é a gente morar na beira do rio, mas não ter uma água tratada, uma água de qualidade que possa ser usada para consumo. Então, isso não é só uma caixa, isso é saúde e cada vez mais que a gente consome uma água de qualidade é saúde”, afirmou.
A família de Ana José da Silva, liderança e membro da associação comunitária foi uma das famílias beneficiadas com a cisterna de 16 mil litros em sua residência.
Assista ao vídeo e compartilhe para que mais pessoas se somem a essa rede de solidariedade e nos ajudem a levar mais cisternas para quem precisa.
Plantar água de chuva
Tecnologias sociais que permitem às famílias de baixa renda, residentes na zona rural, armazenar até 16 mil litros de água de chuva, as cisternas de placas garantem água potável para beber e cozinhar por um período de até oito meses. Assim, elas possibilitam que as famílias do semiárido possam atravessar todo o período de estiagem com água de qualidade para o consumo domiciliar.
Ajude a Cáritas Diocesana de Januária a construir cisternas de placas para garantir 16 mil litros de água potável para as famílias das comunidades rurais da região. Doe qualquer valor!
Conta para doações:
Banco do Brasil
Agência: 0283-6
Conta corrente: 43020-X
Texto e fotos: Meire Reis, comunicadora popular da Cáritas Diocesana de Januária