COLABORE

Encontro a favor da Ecologia Integral reúne entidades de Minas Gerais

Áreas de Atuação

A reunião teve como objetivo interação e possibilidades de fortalecimentos das ações conjuntas planejadas pelas entidades.

Publicação: 20/11/2023


A Comissão Episcopal Regional para Ecologia Integral e Mineração do Leste 2 e representantes das organizações e pastorais que compõem a Rede Igrejas e Mineração de Minas Gerais promoveram, no último dia 31 de outubro, um encontro de acolhimento e intercâmbio das realidades presentes nos territórios em que atuam.  

O evento aconteceu na sede do O Movimento do Graal no Brasil, em Belo Horizonte, e reuniu o chamado “Nó” da rede em Minas Gerais, formado por Pastorais Sociais e organismo como a CPT (Comissão Pastoral da Terra), a CPP (Conselho Pastoral dos Pescadores), a Cáritas Brasileira Regional Minas Gerais e o CIMI (Conselho Indigenista Missionário), assim como o Movimento Laudato Si e a ASES (Ação Franciscana de Ecologia e Solidariedade).

Os membros são protagonistas sociais vindos de diferentes regiões de Minas Gerais que, apesar de suas especificidades, partilham de desafios em comuns no enfrentamento às violações de direitos socioambientais provocados pelas empresas mineradoras que exploram, ou ameaçam adentrar, seus territórios.

Uma das presenças no encontro, Dom Francisco Cota, presidente da Comissão Episcopal Regional para Ecologia Integral e Mineração, destaca o trabalho conjunto como uma ferramenta para potencializar a atuação de entidades que já estão presentes em ambientes de conflitos junto às comunidades pela defesa de seus direitos. “Esperamos nesse planejamento que a gente faça um caminho de unir forças para que possamos obter resultados melhores, de forma conjunta. E o espirito é da sinodalidade, é da escuta. São muitas vozes, são muitos atores, e, somando a eles, nós teremos mais força para enfrentar uma demanda onde há a força do dinheiro, a conivência até dos órgãos responsáveis pela fiscalização e pelos licenciamentos que, muitas vezes, eles próprios se deixam dominar pelos grandes grupos econômicos e grandes empresas minerárias, não cumprindo seu papel. A igreja está aí, também com as articulações, para nos fazer ouvir de forma mais estabelecida”. 

Partindo do tema “Integração”, o encontro foi um momento de escuta e diálogo sobre as vivências das comunidades e propostas de planejamentos de ações para o ano de 2024. Dentre elas, surgiu a importância de fortalecer a Comunicação das entidades e de levar as discussões para outros âmbitos e regiões, formando uma frente de luta por justiça socioambiental nas comunidades ameaçadas pelo extrativismo minerário.

V Encontro Continental da Rede Igrejas e Mineração

Esse encontro foi também preparatório para a o “V Encontro Continental da Rede Igrejas e Mineração” que aconteceu entre os dias 03 e 08 de novembro, na Guatemala, onde o nó da Rede de Minas Gerais, pôde apresentar a organicidade da atuação, o planejamento e tecer relações com membros da rede, em âmbito continental, com potencial para fortalecer as lutas regado de muito intercambio e espiritualidade. 

Tag