Fortalecimento do Fórum Mineiro de Economia Popular Solidária de Minas Gerais

Emenda parlamentar impulsiona organização e comunicação de EPS no estado.

Publicação: 21/11/2023

Estratégias para fortalecimento da Economia Popular Solidária (EPS) de Minas Gerais são sempre estimuladas pela Cáritas Regional Minas Gerais. Criado em 1995, o Fórum Mineiro de Economia Popular Solidária tem sido um dos principais espaços de organização, articulação e formação do movimento de EPS no estado. A partir dele, foram constituídos os fóruns regionais com o objetivo de articular os empreendimentos populares solidários nas 15 regiões de Minas Gerais.

Esses fóruns, hoje, representam uma rede complexa de instâncias municipais, regionais, estaduais e nacional, desempenhando um papel crucial na promoção de discussões sobre modelos de produção mais humanizados e inclusivos. Eles encorajam empreendimentos econômicos solidários que se destacam por sua autogestão, caráter democrático, participação ativa, busca pela sustentabilidade e desenvolvimento humano.

Além dos encontros promovidos pelos fóruns, outra estratégia-chave para fortalecer a EPS em Minas Gerais envolve a alocação de emendas parlamentares, resultado de mobilizações sociais bem-sucedidas. A Cáritas Minas Gerais tem desempenhado importante papel nesse processo, estabelecendo parcerias estratégicas com o movimento de Economia Popular Solidária e a Secretaria de Desenvolvimento Social do estado (Sedese).

O Termo de Fomento número 148.10.01556/2021, assinado com a Sedese, representa um marco nesse esforço conjunto. O projeto, no valor de R$74.994,99 mil reais, tem como objetivo principal fortalecer a EPS em Minas Gerais, aprimorando a organização e a comunicação entre o Fórum Mineiro de Economia Solidária e as regiões do estado. Essa missão foi realizada por meio da contratação de serviços de assessoramento e consultoria para os fóruns regionais. Os recursos têm origem em uma emenda parlamentar do deputado estadual à época André Quintão (PT/MG).

Com parte do recurso, a Gabiroba Comunicação, um Empreendimento Econômico Solidário (EES), foi contratada. A proposta do Gabiroba foi aprovada no edital da Cáritas Minas Gerais voltado para a contratação de Assessoria Especializada com o propósito de realizar a comunicação interna do Fórum Mineiro de Economia Popular Solidária, assim como das 15 regionais que compõem o movimento. A Gabiroba assumiu o papel de secretaria executiva do Fórum Mineiro de Economia Popular Solidária, indo além da gestão das redes sociais.

Com a estruturação da secretaria executiva, a Gabiroba ficou responsável por organizar, fomentar e conduzir encontros de formação para empreendedores, fortalecer a presença do Fórum nas redes sociais e promover maior coerência nas atividades. Humberto Gusmão, mobilizador social da Cáritas, enfatiza os ganhos dessa mudança: “Percebemos um ganho muito grande a partir da estruturação da secretaria executiva, principalmente com relação à organicidade do movimento. Identificamos uma melhora significativa por termos profissionais à frente do Fórum, que podem se dedicar integralmente à organização interna e externa.”

Outra parcela dos recursos foi direcionada para a empresa BHX, que desenvolveu um plano de marketing, material formativo e estratégias de divulgação para disseminar os princípios e valores do movimento de EPS. Empreendedores participaram de cursos rápidos sobre design popular, também sobre a importância de construir uma presença digital sólida para seus empreendimentos solidários, resultando na produção de materiais visuais e conteúdos para as redes sociais.

A BHX também realizou o trabalho de novo posicionamento e criação de uma nova identidade visual para o Fórum, envolvendo ativamente os empreendedores da EPS: “Tudo foi feito com base no que acreditamos, que é a construção coletiva. Hoje, o Fórum tem uma cara mais moderna, o que não deixa de ter identificação com os empreendimentos econômicos solidários que são a razão de ser do movimento de economia popular solidária em Minas Gerais,” conclui Humberto.

Nesse termo de fomentos foram produzidos e distribuídos: um Folder institucional da EPS em Minas, dando destaque ao Fórum  e também uma cartilha formativa com ênfase na organização do movimento.

Por Luísa Campos, da Cáritas Regional Minas Gerais
Foto destaque: Feira Regional de Economia Popular Solidária e da Agricultura Familiar do Médio Piracicaba, em maio de 2023. Por Regiane Ferreira, da Cáritas Diocesana de Itabira e Cel. Fabriciano