Durante os dias 01 e 02 de outubro, os jovens e adolescentes do projeto Quilombo dos Direitos na comunidade Buriti do Meio, em São Francisco (MG), participaram da segunda etapa da oficina para construção de um informativo sobre o projeto. A atividade, ministrada pelas assessoras de comunicação da Cáritas Brasileira Regional Minas Gerais, Franciele Oliveira e Joice Valverde, teve o objetivo de trabalhar com os jovens e adolescentes conhecimentos de planejamento gráfico e ferramentas indicadas para diagramação de um produto de comunicação.
O encontro é o fechamento de um ciclo de formação que teve início em 2021, com oficinas de fotografia, audiovisual, comunicação popular e produção de texto para revista. Os conhecimentos partilhados nestas etapas anteriores serviram de base para a construção do produto final, onde os jovens e adolescentes puderam colocar em prática conceitos importantes da comunicação, como noções de apuração, entrevista, registro fotográfico e escrita jornalística.
O planejamento do informativo teve início em outubro de 2023, quando, como parte da oficina de produção de texto, os adolescentes fizeram uma reunião de pauta para levantar os temas que seriam trabalhados e quais as pessoas entrevistadas, assim como quem ficaria responsável por cada matéria. A etapa de produção dessas matérias contou com a assessoria da comunicadora da Cáritas Diocesana de Januária, Sarah Gonçalves, que realizou 3 encontros presenciais que antecederam à oficina. Com o apoio de Sarah, os adolescentes se dividiram em quatro grupos e produziram duas matérias cada grupo. Ao socializar suas experiências durante o processo de produção das pautas, os jovens experimentaram alguns desafios da rotina de um profissional da comunicação, como a dificuldade para transcrever as entrevistas gravadas ou ainda selecionar os trechos que entrariam no texto da matéria.
Com os textos finalizados, foi a vez de aprenderem sobre o processo de diagramação. Para tanto, foram apresentadas ferramentas do Canva, plataforma online de design gráfico utilizada para criar apresentações, publicações para redes sociais, materiais gráficos no geral, impressos ou digitais, de forma gratuita. Acompanhados pelas comunicadoras, os jovens decidiram quais cores e elementos melhor representam o projeto, testaram maneiras de dispor as imagens e os textos nas páginas, e, por fim, fizeram coletivamente a diagramação do informativo. João Lucas Rocha Gonçalves, de 17 anos, confessa ter enfrentado algumas dificuldades no ato das entrevistas, por nunca ter feito uma, mesma dificuldade que encontrou ao usar o notebook pela primeira vez. No entanto, para ele, foi uma oportunidade de aprendizado e de contar a história da própria comunidade. “Eu achei muito legal, porque nunca tinha participado de um projeto como esse, e me senti especial por ser uma coisa da minha comunidade, que vai ficar de recordação pra pessoas futuras. Aprendi algumas coisas também, como digitar melhor, desenvolver texto, fazer a transcrição”, relata.
O informativo, fruto de uma produção coletiva e participativa dos adolescentes e jovens da comunidade, é também um instrumento que documenta os 10 anos de atuação do projeto Quilombo dos Direitos, desenvolvido pela Cáritas Diocesana de Januária, em parceria com a Kindernothilfe (KNH), agência alemã de cooperação para o desenvolvimento com enfoque na área de direitos humanos de crianças e adolescentes. A previsão é que o informativo seja lançado no Festival de Resultados, encontro de fechamento do projeto, marcado para acontecer no dia 7 de dezembro na comunidade de Buriti do Meio.