COLABORE

Norte de Minas realiza 4ª Conferência Regional de Economia Popular Solidária

Áreas de Atuação

A atividade foi realizada nos dias 20 e 21 de setembro e faz parte do processo de preparação para o 4ª Conferência Nacional de EPS

Publicação: 27/09/2024


A cidade de Montes Claros acolheu nos dias 20 e 21 de setembro de 2024, a 4ª Conferência Regional de Economia Popular Solidária do Norte de Minas, com o tema “Políticas Públicas de Economia Popular e Solidária: construindo territórios democráticos por meio do trabalho associativo e da cooperação”. A atividade foi realizada no Sesc MG e contou com a participação de representantes de diversos empreendimentos econômicos solidários, de entidades de apoio e fomento e do poder público.


Foto: Sarah Gonçalves/Cáritas Januária

Foto: Sarah Gonçalves/Cáritas Januária


Humberto Gusmão, secretário executivo do Fórum Mineiro de Economia Popular Solidária destaca a importância da realização de uma Conferência Regional para o fortalecimento da Economia Solidária nos territórios. “Nós temos dois momentos cruciais, basilares do movimento, que são as assembleias, que é um momento onde o movimento se reúne e debate as suas propostas, e tem os momentos de Conferências, que é o diálogo com os gestores públicos, onde a ideia é apontar sugestões de políticas públicas para a nossa regional que será implementada junto com a nossa Conferência estadual e que depois vai para o debate na Conferência Nacional. Aqui nós temos 3 atores: os empreendimentos, as entidades e os gestores debatendo nesses dois dias para que a gente possa sair ao final dessa Conferência com propostas que sejam exitosas para o movimento no território do norte de Minas”, esclarece Humberto.


A mesa de abertura teve a participação de representantes da Cáritas Brasileira Regional Minas Gerais, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (SEDESE), UNICAFES MG, Movimento GRAAL, ASVEJ, Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP/UNIMONTES) e do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG). Para a análise de conjuntura, a Conferência contou com a contribuição da 1ª vice-presidenta da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Leninha Alves. Seguindo a metodologia das demais Conferências que estão sendo realizadas no estado, os participantes se dividiram em grupos de trabalho que foram organizados em 05 eixos. Também foram definidos 25 delegados e delegadas que representarão o Norte de Minas na Conferência Estadual, que está prevista para acontecer no mês de dezembro, em Belo Horizonte.


Foto: Sarah Gonçalves/Cáritas Januária

Foto: Sarah Gonçalves/Cáritas Januária

A 4ª Conferência Regional faz parte de um processo nacional que culminará na 4ª Conferência Nacional de Economia Popular e Solidária, marcada para acontecer entre os dias 10 a 13 de abril de 2025, em Brasília. O evento, organizado pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), pretende reunir aproximadamente 1.500 pessoas, sendo considerado um marco na construção de políticas públicas que irão orientar o desenvolvimento da economia solidária no Brasil pelos próximos anos.

Tag