COLABORE

NOTA DE REPÚDIO CABF (Mariana)

Áreas de Atuação

Iniciativa conjunta entre a Fundação Renova e Instituto Estrada Real desrespeita a história de Bento Rodrigues de origem

Publicação: 10/02/2023


A Comunidade de Bento Rodrigues, representada por sua Comissão, repudia a iniciativa conjunta entre a Fundação Renova e o Instituto Estrada Real de desrespeito e desconsideração frente ao desejo das comunidades do território de Mariana de que seja preservado o trajeto original da Estrada Real que as conecta desde o período colonial, época de formação e fixação dos povoados. 


Marco próximo a Bento Rodrigues, foto feita em junho de 2015, portanto antes do rompimento da Barragem de Fundão. 
Imagem: Antônio Jr./RETRIP

Cabe ressaltar que nas duas audiências realizadas na Câmara Municipal de Vereadores ocorridas em 01/06/2022 e 09/11/2022 para tratar do caminho da Estrada Real em que a Comissão esteve presente, o posicionamento das comunidades foi categórico, informando que não admitem a alteração da rota original, bem como qualquer iniciativa que modifique sua história. 

Contrariando a Comissão e o acordado com as comunidades nas referidas audiências, a Fundação Renova e o Instituto Estrada Real surpreenderam os moradores comunicando a realização de um evento de inauguração de dois marcos na área onde estão sendo executadas as obras do reassentamento de Bento Rodrigues, desvirtuando assim o trajeto original ao ser criado um desvio até a área anfitriã. 

Causa-nos repúdio e indignação pelo desrespeito à história e identidade do nosso povo, que herdou dos antepassados uma cultura construída ao longo de 300 anos, que nem mesmo a passagem da lama de rejeitos proveniente do desastre criminoso do rompimento da barragem de Fundão pode nos furtar. 

A rota original da Estrada Real diz respeito à história e identidade do povo de Bento Rodrigues e deve ser respeitada. Essa história e o trajeto são testemunhados pela própria ocupação do território, pelo conjunto ou núcleo edificado que existia no local juntamente com suas vias. Mesmo devastado pelo crime, esse povoamento permanece como testemunho histórico e é patrimônio cultural do povo e não se pode desvirtuar a história. Além do conjunto edificado, documentos de arquivos históricos também testemunham que o trajeto passava por Bento Rodrigues, consistindo na Rua São Bento. Sem fundamentação documental ou por vestígios materiais, é inadmissível que sejam veiculados mapas contendo alterações, bem como instalados marcos que se confundam com a sinalização da rota original.

A comunidade de Bento Rodrigues, representada por sua Comissão, vem a público novamente manifestar seu interesse na manutenção do trajeto da rota original da Estrada Real e refutar veementemente a realização de qualquer desvio do trajeto.

Por: Comissão dos Atingidos pela Barragem de Fundão de Mariana (CABF)


Imagem de destaque: @thinoronha
Vídeo publicado em 9 de maio de 2020 com o título Estrada Real em Bento Rodrigues (Mariana) continua interditada


Tag