A Rede Cáritas Minas Gerais se reuniu entre os dias 13 e 15 de dezembro, no Recanto Marista (REMAR), em Ribeirão das Neves/MG, para a etapa de avaliação do PMAS, metodologia que orienta o planejamento, monitoramento, avaliação e sistematização das ações realizadas ao longo do ano. Aproximadamente 50 pessoas, representando 13 Cáritas diocesanas e o secretariado regional, estiveram presentes no encontro.
A atividade começou com um momento de espiritualidade inspirado pela Campanha “10 Milhões de Estrelas”, cujo tema deste ano é “Acende a tua luz, alarga tua tenda, e acolhe quem precisa”. As mobilizações da campanha destacam uma espiritualidade comprometida com a vida humana e com os direitos da natureza, alinhada a um convite para a fraternidade universal e ao cuidado com os mais vulneráveis.
No segundo dia, a manhã foi dedicada à formação sobre o tema da Campanha da Fraternidade 2025: “Fraternidade e Ecologia Integral”. À tarde, a Rede Cáritas se debruçou sobre a análise das áreas de atuação, revisitando os resultados e estratégias nas frentes de Economia Popular Solidária (EPS); Meio Ambiente, Gestão de Riscos e Emergências (MAGRE); Programa Infância e Juventude (Piaj); e Segurança Alimentar e Nutricional (SAN). O dia foi concluído com o lançamento do Catálogo de Experiências da Rede Cáritas MG, um material que valoriza e fortalece o trabalho em rede das Cáritas diocesanas no estado.
Samuel da Silva, secretário regional da Cáritas Minas Gerais, reflete que a metodologia é, também, uma reflexão da atuação da Rede à luz do Evangelho de Jesus Cristo: “A Rede Cáritas Minas Gerais conectada com a Rede Cáritas no Brasil, encerra o seu ciclo de PMAS com a nossa avaliação anual, momento forte na qual apresentamos e refletimos sobre nossa caminhada no ano de 2024, que por sinal foi bastante significativa. Continuamos sendo presença amorosa da igreja junto àquelas e aqueles que continuam sendo excluídos e excluídas do jardim criado por Deus”.
No domingo, as atividades começaram com uma celebração eucarística, seguida por reflexões sobre as áreas estratégicas “Sustentabilidade”; “Cáritas é Igreja”; “Formação”; e “Comunicação”. Em uma dinâmica coletiva, os participantes revisitaram as ações realizadas ao longo do ano, promovendo diálogos sobre as conquistas e desafios enfrentados nas áreas prioritárias de atuação.
Para além de uma construção estratégica, o PMAS é um momento de reconhecimento dos contextos vivenciados nos territórios e, diante disso, de fortalecimento do trabalho em rede: “Foram inúmeras ações realizadas no campo e na cidade, em várias arqui/dioceses no estado de Minas Gerais, sempre atentos aos sinais dos tempos e guiados pela sagradas escritura e a doutrina social da igreja. As nossas ações tiveram como foco as áreas de atuação priorizadas no último biênio, com destaque para ações com o MAGRE; Economia Popular Solidária, Convivência com os Biomas e Infância, Adolescência e Juventude. Também avaliamos os processos internos da rede, principalmente nas questões ligadas à sustentabilidade, a comunicação e nossa espiritualidade e a presença junto à igreja.”, finaliza Samuel.
Registro da etapa de Avaliação do PMAS, realizada entre os dias 13 e 15 de dezembro, no Recanto Marista, em Ribeirão das Neves (MG)