Representantes da Zona Rural de Mariana tomam a frente na plenária

Comissão de Atingidos pela Barragem de Fundão protagoniza série de reuniões sobre pendências na reparação das comunidades rurais atingidas

Publicação: 28/06/2024

Com o histórico marcado pela invisibilização e negligência por parte da Fundação Renova, responsável pelos programas de reparação, representantes da Zona Rural na Comissão de Atingidos pela Barragem de Fundão (CABF) deram um importante passo no dia 28 de maio deste ano. Por demanda da CABF, foi realizada uma reunião na Câmara Municipal de Mariana para apresentação de pendências nas comunidades de  Camargos, Bicas, Ponte do Gama, Paracatu de Cima, Borba, Pedras,  Campinas e as famílias que ainda residem em Paracatu de Baixo.

Assessorada pela Cáritas MG|ATI Mariana,  a CABF apresentou um material que sintetizou diversas pautas pendentes, como: retomada dos modos de vida (produtivo-econômica e patrimônio cultural); acesso à saúde; qualidade das estradas, vias de acesso e das casas; rejeitos e contaminação; captação e distribuição de água bruta e equipamentos públicos. Neste espaço, estiveram presentes também os representantes da Fundação Renova, do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), do legislativo marianense e das secretarias municipais de Cultura, Desenvolvimento Social e Cidadania, Desenvolvimento Econômico, Transportes e Estrada Vicinais, Saúde e Secretaria de Desenvolvimento Rural.

Como direito, as medidas de reparação integral vão além da reconstrução das casas que foram submersas pela lama. A realidade da zona rural atingida é bastante diversa e, na maior parte do tempo, as pessoas sequer são reconhecidas como atingidas elegíveis aos programas de reparação da Fundação Renova e sofrem as consequências disto diariamente. Apesar dos discursos contrários à realidade vivida pelos moradores da Zona Rural, os próprios atingidos consideram que a reparação está bem longe de ser finalizada. Por isso, esta movimentação deu início a um grupo de trabalho como continuidade do espaço conquistado na Câmara de Vereadores.

Nas reuniões desse grupo de trabalho, a CABF destrinchou as principais demandas das comunidades atingidas; indicou soluções mais resolutivas a curto, médio e longo prazo para diversos problemas; e contou casos emblemáticos de famílias que continuam lutando pela reparação, após quase nove anos do rompimento da barragem. Nas edições três e quatro do  Boletim Gualaxo! foram publicadas matérias em que os moradores contam de que forma foram atingidos pelo rompimento, que não são necessariamente a perda de casas, mas o enfraquecimento do vínculo social a partir do esvaziamento das comunidades, a perda da mão de obra para trabalho, a inviabilização de atividades produtivas, entre outros danos que surgiram após o rompimento.

A Cáritas MG|ATI Mariana está presente em todas as reuniões, conforme a Comissão solicita, fornecendo embasamento técnico, rememorando acordos e direitos estabelecidos ao longo de todo o processo de reparação, para auxiliar na construção de reivindicações e de solução para os danos até hoje vivenciados pelas comunidades. As reuniões da Câmara de Mariana são transmitidas ao vivo e permanecem gravadas em sua página do Facebook e em seu canal do Youtube. Seguimos no acompanhamento das demandas das comunidades atingidas. Para qualquer informação, entre em contato com nossa Central de Atendimentos: (31) 99218-0264.