Com o objetivo de fortalecer a educação popular e promover a transformação social, a Cáritas Diocesana de Caratinga realizou, entre os dias 13 a 17 de dezembro de 2023, o VII Curso de Férias para Educadores Populares. A realização da formação contou com o apoio da Cáritas Regional Minas Gerais, que direcionou os recursos do Termo de Fomento número 1481001654/2023, de autoria do ex-deputado André Quintão, no valor de R$150 mil.
Com a participação de mais de 600 pessoas, o curso de formação teve como temas centrais a economia popular solidária, ação popular e direitos humanos, com atenção especial à proteção dos direitos das minorias.
O público diversificado, composto por representantes de povos e comunidades tradicionais da região de Caratinga, mulheres, jovens, crianças, adolescentes, idosos e pessoas LGBTQIA+ enriqueceu as trocas de experiências e a construção de conhecimentos durante os cinco dias de formação.
A formação contou com a participação de representantes de povos e comunidades tradicionais, mulheres, pessoas LGBTQIA+, idosos, crianças, adolescentes, e juventude.
O curso de formação apresentou uma programação diversificada, dividida em três momentos: pela manhã, os participantes assistiram a palestras, à tarde, participaram de oficinas em grupo e, à noite, foi o momento da apresentação dos resultados das oficinas seguidas por apresentações culturais. As oficinas, com média de 25 participantes cada, abordaram diversas áreas, como música, batuque com materiais recicláveis, dança, terapias integrativas e corporais, oficinas ambientais, entre outras temáticas que envolvem a promoção da cidadania e a proteção dos direitos humanos.
A alimentação durante o curso foi toda proveniente da agricultura familiar, sem uso de agrotóxicos e materiais descartáveis. Os participantes receberam um kit com caneca, caneta, bloco de anotações e cancioneiro, e a compostagem foi realizada para separar o lixo orgânico.
Formação de multiplicadores
Em sua sétima edição e pelo terceiro ano apoiada pela Cáritas Minas Gerais, o curso de formação teve como objetivo central formar multiplicadores de conhecimento em suas comunidades, levando os aprendizados para seus territórios e promovendo a transformação social. A realização em dezembro, época de férias, facilitou a participação dos interessados.
Giuliane, voluntária da Cáritas Diocesana de Caratinga, destacou a importância do curso: “Foi uma experiência maravilhosa. Essa é a sétima edição do curso, e o terceiro ano que a Cáritas Regional faz esse repasse do recurso para que a gente possa executá-lo. Somos muito gratos à Cáritas Regional pela parceria e por acreditar junto conosco na realização dessa formação de educadores populares", finaliza. A Cáritas Diocesana de Caratinga desenvolve diversos projetos e ações em comunidades da região, com foco na educação popular, na agricultura familiar, na segurança alimentar e no desenvolvimento humano.
As noites culturais marcaram a formação, momento que englobou a apresentação dos aprendizados do dia e a apresentação de grupos da cultura popular.