COLABORE

Arquidiocese de Mariana acolhe Pré-Romaria das Águas e da Terra da Bacia do Rio Doce

Igreja

A atividade será uma preparação para a quinta edição da romaria, que vai acontecer em 2022, em Conceição do Mato Dentro, diocese de Guanhães

Publicação: 31/05/2021


Na próxima sexta-feira, dia 04 de junho, toda a comunidade de fé, romeiros e romeiras são convidados a participar da Pré-Romaria das Águas e da Terra da Bacia do Rio Doce. Em função da pandemia de Covid-19, a atividade será realizada em formato virtual com uma missa transmitida ao vivo, às 15 horas, direto da paróquia de Sant’Ana, na cidade de Abre Campo, terra natal do padre Nelito Dornelas.

Sob o tema “Bacia do Rio Doce, nossa Casa Comum” e lema “Aos pés do Bom Jesus, cuidar da Mãe Terra, das Águas e da Vida”, a Pré-Romaria será um importante momento de memória pela luta e missão dos irmãos de caminhada padre Ernesto, padre Nelito e Hélio Martins, que tanto se empenharam nas romarias anteriores e hoje vivem na vida eterna. Também será o anúncio da criação do Instituto Padre Nelito Dornelas (IPANE), que tem por meta dar continuidade ao legado e manter ativa as lutas sociais defendidas por Nelito, buscando a justiça social, a efetivação de direitos, a reparação de violações sistêmicas, a justiça social, o cuidado com a casa comum, o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida dos grupos mais vulneráveis.

Desde a primeira edição, a Romaria das Águas e da Terra da Bacia do Rio Doce expressa, por meio da fé, o compromisso da igreja em defesa da casa comum e das pessoas atingidas pelos grandes empreendimentos, sobretudo os minerários, que geram sérias consequências para a vida humana em todas as suas dimensões. 

A Pré-Romaria é uma realização do Fórum em Defesa da Bacia do Rio Doce, Comissão do Meio Ambiente da Província de Mariana, Diocese de Guanhães, Cáritas Regional Minas Gerais e Comissão Pastoral da Terra (CPT-MG).

Convide a sua comunidade, paróquia e diocese, faça parte deste grande momento de compromisso e comunhão em defesa da casa comum! Acompanhe pelo Facebook e Youtube da Cáritas MG.


Oração para a 5ª Romaria das Águas e da Terra:

Ó Bom Jesus, aos vossos pés, colocamo-nos, confiantes, para celebrar a 5ª Romaria das Águas e da Terra da Bacia do Rio Doce. Acolhidos em vosso Santuário, em Conceição do Mato Dentro, trazemos a dor e o sofrimento de nossos irmãos e irmãs, diante dos desmandos da mineração, do agronegócio, dos monocultivos e do consumismo desenfreado, que ceifam vidas, levam, à exaustão, os bens da natureza, poluem a terra, destroem matas e rios, escravizam a mão de obra humana e alimentam uma economia a serviço do lucro e não da vida e dos povos.

Sob a Vossa graça e bênção, fortalecem nossas esperanças e lutas, o testemunho de tantos profetas e profetizas, de ontem e de hoje, de perto e de longe, quais discípulos missionários que doaram suas vidas no anúncio do Evangelho da Vida, na defesa dos povos e do meio ambiente.

Dai-nos coragem, discernimento e perseverança, para responder, à altura, aos muitos desafios a serem enfrentados no compromisso com a vida, a dignidade e a justiça.

Fazei-nos, ó Bom Jesus, instrumentos vossos a serviço da ecologia integral, guardiões da Casa Comum, para realizar vosso Plano de Amor, no cuidado com a Mãe Terra, com as Águas e com a Vida, em prol da regeneração de nossa Bacia do Rio Doce e da construção da sociedade do bem viver e do conviver, sinal do Vosso Reino de Vida, Verdade, Justiça e Paz. 

Amém!

Tag