Articulação para a fundação da Cáritas Diocesana de Sete Lagoas

Institucional

Diocese de Sete Lagoas articula a criação de Cáritas diocesana em atividade de formação.

Publicação: 12/04/2021

Integrantes das pastorais sociais, representantes das paróquias e o bispo da diocese de Sete Lagoas, dom Francisco Cota, se reuniram com agentes da Cáritas Regional Minas Gerais em um encontro online de formação para articulação da Cáritas Diocesana de Sete Lagoas, na noite da última quarta-feira (07). Entre os agentes Cáritas, estavam presentes os assessores Samuel da Silva e Carla Magalhães Carvalho e o secretário regional, Rodrigo Pires Vieira.

Segundo a coordenadora das Pastorais Sociais da diocese, Fernanda Barrado, que organizou a formação: “a oficialização da entidade social é vista como um sinal de esperança para comunidades e grupos diocesanos”. Fernanda destacou a presença de 38 associados, cada um representando uma paróquia, abrangência esta que tem como objetivo maior a representatividade das distintas realidades diocesanas.

Dom Francisco Cota lembrou aos presentes que a missão de Cáritas é mais ampla do que a de uma ONG, porque envolve a dimensão da espiritualidade, o testemunho do amor e o serviço da caridade. “A Cáritas é um organismo da Igreja Católica que anima, que une as forças para a vida cristã e se solidariza com todos os homens e mulheres de boa vontade na construção de um mundo melhor no campo ou nas periferias das cidades”, afirmou dom Francisco.

O assessor da Cáritas Regional Minas Gerais, Samuel da Silva, explicou que a palavra Cáritas vem do latim (caritas, caritatis) e significa caridade. A instituição atua na defesa e promoção dos direitos humanos, do desenvolvimento solidário e sustentável e na incidência de políticas públicas. Samuel destacou que a entidade busca sempre em suas ações servir o ser humano, lutar pela defesa dos seus direitos e contribuir para a promoção e desenvolvimento integral.

A Cáritas é reconhecida nacional e internacionalmente como de utilidade pública federal, sinônimo de transparência e legitimidade. É uma organização que se traduz como o rosto social da Igreja. Foi fundada por dom Hélder Câmara, então secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em 12 de novembro de 1956, nascendo com o objetivo de articular nacionalmente todas as obras sociais católicas.

Ao longo dessa caminhada, a Cáritas Brasileira redimensionou sua prática quanto às prioridades e à metodologia de seu trabalho. Paulatinamente, passou a dar ênfase na construção e conquista da cidadania através de relações democráticas e políticas públicas, articulada com as demais Pastorais Sociais e com os movimentos populares.

O próximo passo para a efetivação da Cáritas Diocesana de Sete Lagoas é a convocação para a Assembleia Geral, na qual ocorrerá a eleição da sua primeira diretoria. A assembleia deverá acontecer de forma híbrida (parte online e parte presencial), seguindo as orientações dos órgãos públicos de saúde quanto ao uso de máscaras e o distanciamento dos participantes, no dia 08 de maio deste ano, no salão pastoral da Paróquia Nossa Senhora do Carmo, em Sete Lagoas.

Com informações da Diocese de Sete Lagoas