Cáritas de Almenara realiza projeto de promoção humana

Com duração de dois anos, projeto atenderá agentes pastorais e lideranças comunitárias de toda a diocese.

Publicação: 29/01/2023

Cáritas Diocesana de Almenara inicia, neste sábado, dia 28, fase de formação do projeto Produção Agroecológica e Artesanal na Diocese de Almenara (PAADA). A atividade acontece no centro diocesano Padre Luiz Sandrine, na cidade de Almenara, com formações nas áreas de Direitos Humanos e Políticas Públicas e Comunicação Popular. Trata-se de uma atividade em parceria com a Conferência Episcopal Italiana (CEI), que tem como objetivo promover ações sociais e humanitárias ligadas a agricultores(as),  artesãos(ãs) e lideranças comunitárias.

Cerca de 70 representantes dos 16 municípios do baixo Jequitinhonha estiveram presentes no primeiro módulo das formações, ocorrido no sábado e domingo. O público foi formado por agentes pastorais e lideranças comunitárias, que retornam para suas cidades com a missão de multiplicarem o conhecimento adquirido nos dois dias de atividade. Em fevereiro, ocorre o segundo módulo do curso de Comunicação Popular e Direitos Humanos e Políticas Públicas. Ao longo de 2023, outras oficinas serão realizadas, porém para pequenos(as) produtores(as) rurais.

O objetivo da Cáritas Diocesana de Almenara é promover a formação política de agentes pastorais e lideranças comunitárias voltada para a compreensão da realidade socioambiental e econômica da sociedade brasileira e das formas de incidência para a garantia dos direitos humanos e da natureza. Segundo Padre João Amaral Rocha, administrador diocesano e presidente da Cáritas de Almenara, esse tipo de ação é uma característica da organização. “A Cáritas Diocesana de Almenara tem esse histórico de ajudar as pessoas no processo educativo, de conscientização dos direitos humanos, e uma presença muito constante da diocese e da Cáritas apoiando e auxiliando os movimentos nessa proposta de ajudar as pessoas a manterem uma fé firme na luta, enxergando que esse é o caminho que Deus mostra para nós de lutar pela vida, de defender a vida, de defender as pessoas mais fragilizadas, e assim a diocese sempre caminhou ao lado do povo”, reflete.

Além da formação popular

O objetivo do PAADA não está restrito às formações, elas fazem parte de um contexto mais amplo de impacto humanitário. Valdir Limeira dos Anjos, agente da Cáritas Diocesana de Almenara, explica: “Nós pensamos um projeto que além das formações abrangeria outras áreas, como a agroecológica, que a Cáritas atua há anos, já são 40 anos refletindo e apoiando a convivência com o nosso bioma, que é o semiárido, e o objetivo do projeto é atingir também as pessoas do campo, produtores e produtoras da agricultura familiar da nossa diocese. Então não é só formação, tem a parte de fomento de comunidades rurais que vão receber galinheiro, horta, farinheira, além desses cursos de formação que são para agentes pastorais, pessoas que vão receber essa formação e multiplicar dentro da nossa diocese, cada pessoa vai ser um multiplicador na sua comunidade”.

Apesar do baixo Jequitinhonha possuir uma forte riqueza cultural ligada às raízes indígenas e negras e com uma estreita relação entre campo e cidade, é uma das regiões mais pobres do estado. O Índice de Desenvolvimento Humano – IDH médio (0,627) é bem inferior à média estadual (0,773) e federal (0,718). No quesito econômico, a região conta com mais de 7.400 estabelecimentos da agricultura familiar, que ocupam quase 20.000 pessoas, sendo uma das principais fontes de renda para a população. Porém, a alta concentração fundiária, facilmente identificada na paisagem, representa grande entrave à agricultura familiar de base comunitária e ao desenvolvimento social da região.

O PAADA iniciou suas atividades em setembro de 2022. O projeto visa trabalhar a consciência política da população e contribuir para a melhoria da condição de vida das famílias em situação de vulnerabilidade social. Para isso, será feita a facilitação do acesso a recursos técnicos e financeiros que lhes permitam desenvolver suas atividades econômicas com sustentabilidade. O projeto segue até 2024 e os próximos módulos das formações serão a partir de fevereiro.

O texto foi produzido coletivamente pelos(as) participantes da formação em Comunicação Popular do PAADA.