Inspirada pela atuação da Cáritas no Brasil, a Diocese de Caratinga há tempos vinha expressando o desejo de criar a Cáritas Diocesana de Caratinga como forma de ampliar a sua ação social junto aos menos favorecidos.
O sonho de ver a Cáritas Diocesana nascer foi concretizado durante a assembleia realizada no dia 27 de maio, no salão da matriz da Paróquia São Judas Tadeu, em Caratinga, com a presença de leigos e leigas, padres, religiosas, associações, pastorais, movimentos sociais, Vicentinos, seminaristas e agentes da Pastoral Estadual da Terra. A assembleia contou com a participação especial do Secretário Executivo da Cáritas Regional Minas Gerais, Samuel da Silva, e da integrante da coordenação colegiada, Anna Crystina Alvarenga.
Samuel da Silva, Secretário Executivo da Cáritas MG, e Anna Crystina Alvarenga, integrante da coordenação colegiada da Cáritas MG, estiveram presentes na Assembleia.
Durante a assembleia foi apresentado o Estatuto da Cáritas Diocesana de Caratinga que define os objetivos, áreas de atuação, direitos, deveres e responsabilidades dos membros da diretoria e do conselho fiscal.
Ficou definido que a Cáritas Diocesana de Caratinga, filiada à Cáritas Brasileira, é uma Associação Civil de Direito Privado, com caráter beneficente e de assistência social sem fins lucrativos que atenderá toda a região pertencente à Diocese de Caratinga para promover a ação social que trabalha na defesa dos direitos humanos, da segurança alimentar e do desenvolvimento sustentável solidário. Sua atuação se dá junto aos menos favorecidos, em defesa da vida e na participação da construção de uma sociedade mais justa, fraterna e solidária.
Aprovada pela maioria, a Diretoria e o Conselho Fiscal, que estarão à frente da gestão no próximo quadriênio, foram compostas pelos seguintes membros:
Diretoria:
Presidente de honra: Dom Emanuel Messias de Oliveira
Presidente: Diácono João Paulo Gonçalves Roriz
Vice-presidente: Geovani Soares de Almeida
Primeira secretária: Irmã Maria da Luz Diniz
Segundo secretário: Diego Rodrigues da Silva
Primeiro tesoureiro: Pe. Patrício Geraldo Fialho
Segundo tesoureiro: Rivaldo Luiz Norival Domiciano
Conselho Fiscal:
Leonor Maria de Sousa Azevedo
Luciano Magela Campos
Pe. João Batista de Oliveira
Maria da Penha de Freitas Oliveira
Irmã Marta Gregório Dornelas
Pe. Bismarque Maciel de Oliveira
Pe. Rafael Teixeira Garcia
A Cáritas Diocesana de Caratinga, com sua sede, diretoria e estatuto aprovados, guiada pela luz do Evangelho de Cristo, assume a responsabilidade no cuidado e promoção daqueles que mais necessitam de atenção. Com as bênçãos e o apoio de Dom Emanuel Messias de Oliveira, bispo Diocesano, seguimos na missão de ser instrumentos de transformação na vida das pessoas e na construção solidária da sociedade do Bem Viver!
Leigos e leigas, padres, religiosas, pastorais, movimentos sociais e seminaristas prestigiaram o nascimento da Cáritas Diocesana de Caratinga.
Texto e fotos por Pascom São Judas Tadeu, Diocese de Caratinga.
Com apoio da Assessoria de Comunicação da Cáritas MG.