Cáritas Diocesana de Itabira-Cel. Fabriciano realiza assembleia ordinária

Institucional

Agentes da Cáritas elegem nova diretoria durante assembleia realizada no último sábado (28), em São Domingos do Prata.

Publicação: 31/08/2021

A Cáritas Diocesana de Itabira-Cel. Fabriciano realizou no último sábado, 28 de agosto, sua assembleia ordinária, no Mosteiro São Domingos de Gusmão, em São Domingos do Prata. Seguindo os protocolos sanitários recomendados em função da pandemia, a assembleia contou com a presença de agentes Cáritas das três regiões pastorais da diocese e com a assessoria de Samuel da Silva, Renata Siviero e Carla Magalhães, da Cáritas Brasileira Regional Minas Gerais.

A assembleia teve início com uma mística de revisão da caminhada no contexto pandêmico, acolhida e apresentação dos presentes. Em seguida, padre Elson fez a leitura do Edital de Convocação, contando os seguintes pontos de pauta: eleição e posse dos membros da diretoria, do conselho fiscal e seus respectivos suplentes; revisão estatutária; informes e encaminhamentos.

Agentes da Cáritas Diocesana de Itabira-Cel. Fabriciano participam de assembleia ordinária, no Mosteiro São Domingos de Gusmão, em São Domingos do Prata.

Aproveitando o momento e a pedido da assembleia, a assessora jurídica do Regional Minas, Carla Magalhães, apresentou a Política de Proteção da Cáritas Brasileira e se dispôs a um estudo aprofundado da mesma em agenda a ser definida. Após ampla discussão, a nova diretoria ficou assim composta:

Presidente: Pe. Gustavo da Silva Alves
Vice-presidente: Pe. Elson Vital dos Reis
Secretária: Ana Maria de Sena
Vice-secretária: Maria da Conceição Leite Andrade
Tesoureira:
Lucimere da Silva Leão
Vice-tesoureiro: Pe. José Marcelino Magalhaes Filho
Conselho Fiscal Efetivos: Deusdeth de Souza Amorim Junior, Fabiana Quintão de Sá, Estaylon Santos Bandeira
Conselho Fiscal Suplente: Silvia Miriam David Alves Gomes, Bruna Rolla Braga de Castro, Alan Peter Oliveira

O novo presidente da Cáritas Diocesana, pe. Gustavo da Silva, é jovem e com propósito de trazer novos ares, fortalecer a ação da Cáritas e sua missão, a partir da diocese e para além de seu território, incentivando o voluntariado, no compromisso de “Testemunhar e anunciar o Evangelho de Jesus Cristo, defendendo e promovendo toda forma de vida e participando da construção solidária da sociedade do Bem Viver, sinal do Reino de Deus, junto com as pessoas em situação de vulnerabilidade e exclusão social”.

Desejemos boas-vindas à nova diretoria da Cáritas de Itabira-Cel. Fabriciano. Que as palavras de papa Francisco sejam uma inspiração para os trabalhos da gestão que se inicia: “A caridade é sempre a via mestra do caminho de fé. Mas a caridade não é simples filantropia, mas, por um lado, é olhar o outro com os mesmos olhos de Jesus e, por outro lado, é ver Cristo no rosto dos necessitados. As sementes de amor que saberemos semear, com a bênção de Deus, vão brotar no presente e com o tempo vão gerar frutos de bem”.

Por Ana Maria de Sena, comunicadora popular da Cáritas Diocesana de Itabira-Cel. Fabriciano