Cáritas Diocesana de Leopoldina realiza assembleia e elege nova diretoria

Durante assembleia eletiva, foi comemorado os 20 anos de presença solidária e fraterna da Cáritas na diocese.

Publicação: 12/07/2021

No último sábado, dia 10, aconteceu a Assembleia Ordinária da Cáritas Diocesana de Leopoldina, no salão paroquial da Igreja Matriz Santa Rita de Cássia, em Miradouro. Seguindo os protocolos sanitários recomendados em função da pandemia, a Assembleia contou com a presença de agentes Cáritas de várias cidades da diocese e com a assessoria de Samuel da Silva e Anna Crystina Alvarenga, da Cáritas Brasileira Regional Minas Gerais.

A atividade transcorreu conforme programação, destacando-se como momentos fortes a mística de abertura, a análise de conjuntura e o processo eleitoral com a escolha, por aclamação, da nova diretoria para o próximo biênio. Os 20 anos de presença da Cáritas na diocese também marcou a programação, sendo comemorado com um delicioso bolo e com a homenagem aos agentes Santinha Leite e Waldeci Campos pela relevante participação e contribuição no processo de formação e estruturação da Cáritas Diocesana de Leopoldina desde sua fundação.

Os agentes Santinha Leite e Waldeci Campos são homenageados pela nova diretoria pela participação e contribuição na formação e estruturação da Cáritas Diocesana de Leopoldina.

Com o objetivo de desenvolver ações sociais na diocese, há 20 anos a Cáritas de Leopoldina vem sendo presença solidária e fraterna junto aos catadores de materiais recicláveis; na gestão do Fundo de Solidariedade Diocesana, desenvolvendo pequenos projetos comunitários mas de grande relevância para a promoção da cidadania; no trabalho de formação, capacitação e execução de projetos para Gestão de Riscos; na integração ao movimento de fortalecimento da luta e resistência à mineração; na implantação da Escola Diocesana Fé e Cidadania; na ação emergencial de solidariedade “É Tempo de Cuidar”, que contou com doações de alimentos e kits de higiene para centenas de famílias; entre outras ações.

A nova diretoria eleita em assembleia ficou assim constituída:

Presidente: Gilsilene Mendes (Miradouro)
Vice-presidente: Irmã Tomelina Barbosa (Leopoldina)
Secretário: Wagno Antunes (Leopoldina)
Vice-secretário: Gabriel Ferreira (Belisário)
Tesoureira: Santinha (Leopoldina)
Vice-tesoureiro: Frei Gilberto (Belisário)
Conselho Fiscal: Lucia Helena (Cataguases), Valdeci Roseno (Miradouro) e Antonio Silva (Cataguases)
Conselheiros suplentes: Reinaldo Barberini (Muriaé), Maria Aparecida (Belisário) e Sr. Manoel Davi (Cataguases)

A Cáritas Diocesana de Leopoldina aceita contribuições de voluntários para que as suas ações permaneçam e ajudem a rede de cuidado com a vida pelo projeto do Bem Viver. Contribua com qualquer quantia: Banco: 133 Cresol / Ag. 1645-4 / Conta corrente: 6.770-9.

Agentes e nova diretoria eleita durante assembleia ordinária da Cáritas Diocesana de Leopoldina

Cáritas: solidariedade pela vida

Fundada em 12 de novembro de 1956, A Cáritas Brasileira é uma das 170 organizações-membro da Cáritas Internacional. Sua origem está na ação mobilizadora de Dom Helder Câmara, então Secretário-Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

As orientações do Concílio Vaticano II marcaram a ação da Cáritas que, desde então, vive sob os valores da pastoralidade transformadora. A Cáritas é um organismo da CNBB e possui uma rede com 187 entidades-membro, 12 regionais e 5 articulações. Tem como missão “testemunhar e anunciar o Evangelho de Jesus Cristo, defendendo e promovendo toda forma de vida e participando da construção solidária da sociedade do Bem Viver, sinal do Reino de Deus, junto com as pessoas em situação de vulnerabilidade e exclusão social.”

As áreas de atuação representam a diversidade de atividades que a Cáritas Brasileira realiza no país em distintos níveis e em toda a rede. São cinco áreas prioritárias: Economia Popular Solidária (EPS), Convivência com Biomas; Infância, Adolescência e Juventude (PIAJ); Meio Ambiente, Gestão de Riscos e Emergências (MAGRE) e Migração e Refúgio.

Por Wagno Antunes, secretário da Cáritas Diocesana de Leopoldina