Cáritas Minas Gerais completa 35 anos unida pela força da caridade

Institucional

A comemoração teve destaque para a presença das mulheres que formam a rede Cáritas.

Publicação: 26/03/2024

A Cáritas Brasileira Regional Minas Gerais completou, no dia 8 de março, 35 anos de história. Ao longo dessa trajetória, colaborou ativamente na implementação de ações, programas, projetos e políticas públicas, representação em fóruns e em conselhos, e na consolidação de articulações e movimentos sociais do estado. É relembrando a importância destas atuações que Samuel da Silva, secretário do regional Minas Gerais, destaca os 35 anos da Cáritas. “São mais de três décadas de caminhada nesse chão mineiro. Fiel a sua missão, vem comprometida com a construção da Sociedade do Bem Viver, isso tudo feito junto com as pessoas em situação de exclusão e vulnerabilidade social, articulados com diversas organizações da sociedade civil, entre elas, pastorais sociais, movimentos e organizações não governamentais que comungam do mesmo objetivo de lutarmos por um mundo mais justo e solidário”.

Não por coincidência, o aniversário da Cáritas Minas Gerais é celebrado em um dia de luta, no Dia Internacional das Mulheres. Formada majoritariamente por elas, as mulheres da rede Cáritas representam a diversidade de forças vindas do campo, do mundo urbano, das comunidades indígenas e quilombolas, das gerais de Minas, do Jequitinhonha e de tantas outras partes em que se faz presente o compromisso da Cáritas para com um mundo mais justo e possível à todas e todos. “Nesses 35 anos da Cáritas Regional Minas, ser mulher na Cáritas é lutar pelas mulheres, é ocupar espaços de poder, ocupar espaços de controle social, é lutar pelas mulheres da periferia e, principalmente, pelas mulheres negras”, diz Lia Andrade, voluntária da Cáritas Diocesana de Itabira/Cel. Fabriciano.

A reflexão de Lia é reforçada por Valquíria Lima, diretora executiva da Cáritas Brasileira, que atenta para os sentimentos que movem o ser Cáritas: “O nome Cáritas significa uma grande força feminina, a força da caridade, que é o amor em movimento. Esse amor nos impulsiona a seguir nossa missão com fé, com esperança e com resistência”.

O Regional Minas Gerais foi criada em 8 de março de 1989 com o intuito de carregar pelo solo mineiro a missão da Cáritas Brasileira de “Testemunhar e anunciar o Evangelho de Jesus Cristo, defendendo e promovendo toda forma de vida e participando da construção solidária da sociedade do Bem Viver, sinal do Reino de Deus, junto com as pessoas em situação de vulnerabilidade e exclusão social". Este compromisso é partilhado em rede pelas 16 entidades-membros, além do secretariado regional, que compõem a Cáritas em diferentes regiões do estado, tais como Norte de Minas, Vale do Jequitinhonha, Triângulo Mineiro, Região Central, Sul de Minas, Zona da Mata, Vale do Rio Doce, Vale do Mucuri, Campo das Vertentes e Região Metropolitana de Belo Horizonte – todas com um mesmo compromisso: a prática de ouvir respeitosamente o sofrimento dos empobrecidos e dos que estão em situação de vulnerabilidade e favorecer ferramentas para transformar suas vidas.

A Cáritas Minas Gerais tece um trabalho conjunto e construtivo que percorre anos de aprendizados e trocas. O marco de 35 anos aponta para um futuro de boas novas, no caminho da solidariedade e fortalecimento da rede mineira. “O Regional vai entrando na idade adulta, aprendendo e ensinando, e de olho no futuro, que tem nas questões ambientais uma das suas maiores prioridades, o cuidado com a casa comum, que é tarefa urgente. Damos Graças a Deus por ter permitido essa caminhada, e pedimos iluminação, sabedoria e muita fé para continuarmos firmes na construção do reino, e para que todos e todas tenham vida em abundância e sustentabilidade”. É o que diz a mensagem de futuro deixada por Samuel da Silva.