Cáritas Minas Gerais realiza XXI Assembleia Regional

Rede Cáritas mineira se reúne para avaliar a gestão institucional do último quadriênio e eleger novo conselho e secretário regional.

Publicação: 30/11/2021

“Animados pela fé e bem certos da vitória, vamos fincar nosso pé e fazer a nossa história”, assim estavam os agentes da rede Cáritas Minas Gerais nos dias 26 e 27 de novembro. Eles se reuniram para a XXI Assembleia Regional da Cáritas Brasileira Regional Minas Gerais, que aconteceu de forma híbrida, presencialmente em Januária e com transmissão pela internet.

Com o tema “Discípulos missionários de Cristo, guardiões da Casa Comum na construção da sociedade do Bem Viver” e o lema “Jesus porém, logo lhes falou: Coragem! Sou eu. Não tenhais medo! (Mt 14, 27), a Assembleia teve a participação de representantes das Cáritas Diocesanas, da coordenação da Cáritas Brasileira, agentes da rede Cáritas mineira, parlamentares e religiosos.

Entre os presentes, estavam dom José Moreira, bispo da Diocese de Januária e referencial da Cáritas Regional Minas; dom Otacílio Ferreira, bispo da Diocese de Guanhães e referencial da Comissão para Ação Social Transformadora da CNBB Leste 2; o deputado federal Patrus Ananias (PT-MG); a deputada estadual Leninha (PT-MG); o deputado estadual André Quintão (PT-MG); o diretor-executivo da Cáritas Brasileira, Carlos Humberto Campos; entre outros. Muitos parceiros dos movimentos sociais, de organizações da sociedade civil e do poder público enviaram sua mensagem para a rede Cáritas por meio de vídeos, que foram mostrados durante a atividade.

Assembleia eletiva

Durante a Assembleia, a comissão eleitoral apresentou as candidatas e os candidatos para compor o conselho regional e para secretário regional de 2021 a 2024. Os delegados aptos a votar iniciaram o processo eleitoral, sendo eleito para secretário regional Samuel da Silva e para o conselho:

Titulares: Deliene Fracete Gutierrez, Welington Azevedo Moreira, Ésio Mendes do Nascimento
Suplentes: José Nelson Pereira dos Santos e Helen Santa Rosa

Integrante da diretoria da Cáritas Diocesana de Januária, Suzana Escobar, dá boas vindas à nova coordenação colegiada do secretariado regional da Cáritas Minas Gerais, composta pelas assessoras Anna Crystina Alvarenga e Carla Magalhães e pelo secretário regional eleito Samuel da Silva.

O secretário eleito destacou que são muitos os desafios para o próximo quadriênio, entre eles: os impactos da pandemia, a crise econômica e política, as questões ambientais e as consequências do aquecimento global. “Mais do que nunca somos chamados a estar junto do povo de Deus, defendendo e promovendo a vida, utilizando suas capacidades para construir ações que vão contribuir para a superação desses problemas”, afirmou ele.

Segundo Samuel, isso exigirá que a rede Cáritas atue de forma incisiva para enfrentar e promover um outro modelo de sociedade, baseada nos princípios do Bem Viver e da Economia Solidária, que ganha novo impulso com a chamada do papa Francisco para a Economia de Francisco e Clara, sem esquecer os migrantes e refugiados, as crianças e adolescentes e as demais áreas priorizadas pela rede.

A integrante da diretoria da Cáritas Diocesana de Teófilo Otoni, Deliene Fracete Gutierrez, eleita para o Conselho Regional, afirma que espera contribuir para o fortalecimento da rede Cáritas, especialmente, no atual momento histórico de dura realidade. “Em um mundo cheio de problemas e desafios diversos, a Caritas é sinal de esperança, sinal de que um novo mundo é possível com suas experiências de Bem Viver!”, ressalta Deliene.

O conselho regional é uma instância consultiva e tem como finalidade contribuir com a discussão política institucional, apoiando a equipe executiva da instituição. Logo após a eleição, Rodrigo Pires, que atuou como secretário no último quadriênio, recebeu uma homenagem dos presentes em Januária e saudou os membros eleitos para o conselho regional e o novo secretário regional.

Guardiões da Casa Comum na construção da sociedade do Bem Viver

A XXI Assembleia Regional foi momento de avaliar a gestão institucional do último quadriênio (2018-2021) e de formação sobre a conjuntura atual. Também foi tempo de vivenciar a espiritualidade transformadora nas místicas e na missa celebrada por dom José Moreira na Igreja Catedral de Januária. Durante a programação, foram realizadas a prestação de contas dos projetos e dos programas desenvolvidos, com destaque para a ação solidária emergencial “É Tempo de Cuidar”, bem como o balanço financeiro do quadriênio 2018 a 2021.

Representando toda a rede Cáritas Minas Gerais, a agente Maria Madalena homenageia Rodrigo Pires pelo período à frente da instituição.

Rodrigo Pires, que exerceu a secretaria executiva da Cáritas Regional Minas Gerais no último quadriênio, destaca que o período foi de muitos desafios devido ao momento político no Brasil. Ele lembrou que no governo Temer teve início o desmonte das políticas públicas, com desmonte ainda maior no governo Bolsonaro, destacando também os impactos da pandemia no país. “Foi um momento político muito difícil no Brasil, mas a Cáritas, por sua relevância social, ainda sim conseguiu novos parceiros, por exemplo, no campo da Assessoria Técnica. Também estamos fazendo um belo papel na campanha ‘É Tempo de Cuidar’, com quase 100 mil famílias atendidas, seja com cesta básica ou EPI [Equipamentos de Proteção Individual]”, afirma.

Entre os maiores desafios, Pires aponta a sustentabilidade das entidades membro, que mesmo com inúmeros projetos elaborados têm sofrido com os desmontes das políticas públicas sociais. Ainda assim, Rodrigo destacou positivamente a aproximação com a Igreja e com os movimentos sociais, a adaptação às novas plataformas diante o isolamento imposto pela pandemia e a gestão dos recursos financeiros. “Com todas as dificuldades, ainda foram quatro anos bastante positivos para a Cáritas”, conclui.