COLABORE

Cáritas Regional Minas Gerais se despede do seu bispo referencial

Institucional

Após 6 anos como referência da rede Cáritas mineira, dom José Moreira é chamado para assumir uma nova missão como bispo em Tocantins.

Publicação: 16/01/2023


A Cáritas Regional Minas Gerais se despede de seu bispo referencial. Após 14 anos de episcopado na diocese de Januária e 6 anos como bispo referencial da Cáritas em Minas Gerais, dom José Moreira é chamado para uma nova missão na diocese de Porto Nacional, em Tocantins. A posse canônica acontece na próxima terça-feira, dia 17 de janeiro, na Igreja Catedral Nossa Senhora das Mercês, em Porto Nacional.

Em entrevista para a TV Norte, canal de televisão local de Januária, dom José explica que ser bispo é uma missão e, por isso, ele não está indo embora, mas irá assumir uma nova missão. “A emoção que eu tenho é de um dever cumprido, eu não fui omisso. Dentro das minhas limitações, que eu sou limitado, mas, graças a Deus, eu cumpri minha missão. Louvo a Deus! Por isso que eu me emociono”, relata o bispo.

O fim de 2022 e o início de 2023 foram marcados por despedidas e homenagens dos fiéis da diocese de Januária e dos agentes da Cáritas no estado. No dia 29 de dezembro, os agentes da Cáritas Diocesana de Januária participaram de um café da manhã com o bispo, na Mitra Diocesana, em Januária. E no dia 02 de janeiro, a Catedral da cidade recebeu uma missa em ação de graças pelo episcopado de dom José.


Missa em ação de graças pelo episcopado de dom José Moreira na igreja catedral de Januária.

O secretário regional da Cáritas Minas Gerais, Samuel da Silva, destaca que, nesses anos como referência da instituição, dom José esteve presente em todos os momentos. “Sempre presente nas reuniões, sejam presenciais, sejam virtuais, nos eventos da Cáritas, sempre disposto a ouvir e a aconselhar. Em momentos difíceis o qual o regional passou, dom José esteve presente, confiante na gestão da Cáritas, confiante nos trabalhos realizados”, destacou. 

O presidente da Cáritas Diocesana de Januária, Francisco Jacques Tupiná, acredita que a participação de dom José na condução das demandas e dos projetos da Cáritas promoveu um efetivo fortalecimento das ações desenvolvidas, além de gerar uma visibilidade maior para a entidade e a igreja. 


Agentes da Cáritas Diocesana de Januária se despedem do bispo em um café da manhã na Mitra Diocesana.

Samuel explica que o processo para escolha do bispo referencial da Cáritas, geralmente, é feito junto com a direção da CNBB Regional Leste 2. “Normalmente, ele é escolhido na assembleia dos bispos. O processo é sempre dialogado, são consultados alguns bispos para saber das intenções em assumir essa tarefa de acompanhar o regional Minas de Cáritas”, disse. Ele acredita que, provavelmente, no primeiro semestre de 2023 devem se iniciar os diálogos junto à colegiada dos bispos para a escolha do novo bispo referencial.

A Cáritas Regional Minas Gerais agradece a Deus pela presença e pelas contribuições de dom José Moreira na história da instituição. Que dom José siga fortalecendo a fé dos fiéis em sua nova diocese, sendo presença acolhedora e aconselhadora, sempre ao lado dos pobres e daqueles que mais precisam. 

Fotos: Pascom da Diocese de Januária

Tag