Comunicação popular na construção do Bem Viver

Institucional

Encontro da Rede de Comunicadoras e Comunicadores Populares da Cáritas Minas Gerais reúne agentes de todo estado, dias 06 e 07 de outubro.

Publicação: 29/10/2022

"Comunicação popular na construção da sociedade do Bem Viver" foi o tema que inspirou o Encontro da Rede de Comunicadoras e Comunicadores Populares da Cáritas Minas Gerais, realizado nos dias 06 e 07 de outubro, em Mário Campos. Com a participação de 25 comunicadores de todo o estado, o encontro contou com espaços de partilha e de formação.

Momento de encontro presencial, de trocas de experiências, consolidação de vínculos e de referências entre os comunicadores populares da rede Cáritas mineira, a atividade também contou com a participação de comunicadores das articulações e organizações parceiras: Articulação Semiárido de Minas Gerais (ASA Minas), Articulação Mineira de Agroecologia (AMA), CNBB Regional Leste 2 e Renser (Região Episcopal Nossa Senhora do Rosário, da Arquidiocese de Belo Horizonte).

Para secretário regional da Cáritas Minas Gerais, Samuel da Silva, a comunicação popular tem que ser democrática de fácil acesso. Ele destaca que a comunicação é uma ferramenta fundamental pois ajuda a diminuir as distâncias, a propiciar que a Boa Nova chegue a mais pessoas, principalmente àquelas e àqueles que, além de serem excluídos economicamente e socialmente, são também excluídos do acesso às informações. “A mensagem do Bem Viver precisa estar ao alcance de todas e de todos, inclusive as práticas de resistência construídas nas comunidades necessitam também ser amplificadas, rompendo as cercas impostas pelos oligopólios e monopólios impostos pelo sistema capitalista”, afirma.

Comunicadores poulares da Cáritas Minas Gerais se reúnem para encontro de partilha de experiências e formação.

Além de fortalecer a articulação da rede de comunicadores, o encontro também buscou instrumentalizar seus integrantes para um melhor desenvolvimento nos trabalhos comunicacionais nas entidades-membro, em especial, nas produções de imagens por meio da fotografia e nos conteúdos para as redes sociais.

Durante a atividade, a assessora de comunicação da Assessoria Técnica Independente à população atingida de Mariana Cáritas MG, Ellen Barros, destacou a importância de atuar com uma comunicação em rede: “entendemos que a Cáritas Regional, principalmente como grande animador dessa rede, tem esse olhar e esse cuidado, mas quando traz para o presencial, convoca a todos nós a termos esse mesmo olhar e esse mesmo cuidado com a rede”.

A programação contou com Oficina de Fotografia e Edição Fotográfica no Celular, ministrada pelo jornalista e fotógrafo Valdemir Cunha, e com Oficina de Redes Sociais, realizada pela assessora de comunicação da Cáritas Brasileira, Indi Gouveia. A análise de conjuntura teve a condução de Ana Carolina Vasconcelos, do jornal Brasil de Fato MG, e de Osnilda Lima, da comunicação da 6ª Semana Social Brasileira. E a assessora de comunicação da Cáritas Brasileira, Paula Lanza, realizou apresentação sobre a Comunicação na rede Cáritas.

Segundo Indi Gouveia, da Cáritas Brasileira, a comunicação popular é um caminho para evidenciar denúncias, mas principalmente para anunciar qual o tipo de sociedade a Cáritas defende. “Não se constrói uma sociedade do Bem Viver sem reverberar a diversidade de vozes que ecoam, principalmente daqueles e daquelas que mais estão em situação de vulnerabilidade”, afirma.