COLABORE

Dom José Maria Pires: fé, amor e resistência

Igreja

Após o centenário de Dom José Maria Pires, moradores de Córregos celebram e inauguram busto em sua homenagem.

Publicação: 27/07/2022



O primeiro centenário de nascimento do Dom José Maria Pires foi lembrado e marcado pela comunidade de Córregos, distrito de Conceição do Mato Dentro, com muito amor e fé, pela trajetória de luta pelos direitos humanos e também pelo compromisso com a missão frente à igreja. Seu nascimento aconteceu no distrito, no dia 15 de março de 1919, onde passou a infância e logo na juventude entrou para o seminário, em Diamantina. Nesse período, apareceram os primeiros conflitos sociais, que o levaram a lutar pelos direitos dos negros e vítimas de preconceitos da sociedade tradicional, momento em que ganhou apelidos como Dom Pelé, dado por Dom José Vicente Távora; e Dom Zumbi, como foi chamado por Dom Pedro Casaldáliga.

Dom José Maria Pires, o primeiro bispo negro no brasil, ganhou mais notoriedade ainda quando esteve presente em todas as sessões do Concílio Ecumênico Vaticano II, 1962 a 1965, se comprometendo com o Pacto das Catacumbas, considerado como a consequência mais cristã de todo o Concílio na época. A história nos mostra que quarenta bispos de várias partes do mundo, tendo à frente Dom Helder Câmara, tiveram a decisão que o Concílio não tomou, na catacumba de Santa Domitila, em Roma. Eles decidiram pela renúncia e a viver a partir de uma nova perspectiva de vida, com base no Evangelho de Jesus, que fala sobre a opção preferencial de evangelização e cuidado pelos pobres. 

O reflexo do que viria a ser de fato a trajetória da sua vida está ligada também à origem em Córregos, cercado de muita simplicidade, em contato com o campo, a natureza e com o bem viver comunitário. Valter Lucio Alves Ribeiro, morador da comunidade, conta que Dom José foi um homem muito importante na sua juventude, que o ajudou a conseguir o primeiro emprego e também o identifica como responsável por ajudar outros moradores no desenvolvimento social e econômico, através da associação Vida Nova para Córregos (Vinocor). 


“Meu primeiro emprego foi ele que me deu. Ele morava na Paraíba, lá ele criava umas abelhas, aí que ele fez, trouxe a criação de abelhas pra cá. Antes ele fez um pomar e plantamos laranja, mexerica pocan, goiaba… aí ele vinha aqui mexer com as abelhas, começou com as caixas e aí ele me contratou para trabalhar com ele né, e eu gosto de mexer com isso, eu tava com 17 p 18 anos… ele me contratou assinou minha carteira e eu fiquei mexendo. Ele me ensinou muitas coisas! 

Dom José Maria gostava muito de mexer com essas coisas assim de roça, nasceu aqui. Ele criou a “Vinocor”, eles plantavam muitas frutas e faziam polpa para vender. Deu emprego para muitos jovens!” Valter Lucio Alves Ribeiro.



No dia 10 de julho de 2022, os moradores e moradoras de Córregos se reuniram na praça da Igreja Nossa Senhora Aparecida de Córregos para uma sessão solene de inauguração do busto de Dom José Maria Pires. Após a missa, celebrada pelo Padre Vanderlei Alves dos Reis, a banda de música do distrito acompanhou a homenagem com a presença de todas as pessoas que se empenharam para fazer com que o legado de Dom José Maria Pires fosse mais uma vez lembrado e eternizado. 


“Ele foi um homem de testemunho profético para todas as igrejas do mundo. Fico agradecido a Deus por essa oportunidade maravilhosa que ele nos ofereceu, dando a Dom José Maria Pires esse mérito de cidadão corguense, filho da terra, mas continuando assim a sua missão aqui na Terra. Queremos então agradecer a Deus por nos oferecer na gratuidade esse momento importante para o distrito de Córregos . Então, gostaria de pedir ao Deus da vida que nos mantenha de pé, que através do testemunho de Dom José e sua resistência possam continuar semeando em nosso coração o amor, a bondade, a solidariedade e o compromisso com a causa dos mais pobres.” Padre Vanderlei Alves dos Reis.


Prece a Nossa Senhora Aparecida de Córregos - oração de Dom José Maria Pires.

Tag