COLABORE

Infestação de morcegos preocupa moradores da comunidade de Gondó, em Conceição do Mato Dentro

Áreas de Atuação

Infestação se dá, provavelmente, devido à atividade minerária na região, que destrói o habitat natural dos animais

Publicação: 25/09/2023


Recentemente, o morador Valter Peixoto apontou que a comunidade de Gondó tem sofrido com o aumento do número de morcegos e, segundo ele, isso se dá provavelmente devido ao desmatamento e às explosões na serra, que espantam esses animais de seu habitat natural. 

Em edições anteriores do Balaio informativo e nos estudos produzidos pela equipe, apresentamos relatos de moradoras e moradores de Córregos e Gondó que perceberam o aumento de animais silvestres na região. De acordo com essas pessoas, o aparecimento de onças, cobras, lobos guarás e morcegos nas propriedades pode estar atrelado à proximidade da atividade minerária na região, responsável por causar um desequilíbrio na fauna silvestre. 

O que a gente tá percebendo né, sobre esse problema que tá acontecendo com os morcegos, o que a gente tá entendendo é que estão destruindo o abrigo deles, que é a caverna lá em cima na serra, onde eles produzem, onde eles se arrancham, moram né? Então, com a destruição da serra, o que está acontecendo? Eles estão sem abrigo, e o que eles fazem? Eles vêm caçar abrigo aqui, né? Nos terrenos, onde estão as criações”, explica Valter. 


Seu Valter, morador de Gondó, relata que o aumento de morcegos gera insegurança na família

Se mantida de forma natural, a convivência com os morcegos pode ser pacífica e equilibrada. Grande parte das espécies de morcegos, por exemplo, atua no controle das pragas e insetos que causam danos à agricultura. Além disso, eles se alimentam de frutos e espalham sementes que colaboram com a renovação dos alimentos e a reprodução de plantas. 

Porém, quando há uma intervenção humana no local onde animais silvestres habitam, é bem provável que haja um desequilíbrio ambiental, causando prejuízos àqueles que vivem na região. Um desses fatores é o desmatamento dessas áreas. Isso faz com que esses animais, potenciais transmissores de determinados vírus, se desloquem para regiões mais próximas de seres humanos e outros animais.

O morador de Gondó relata que em outras regiões da comunidade, como na fazenda Solidão, também já existem relatos do aumento do número de morcegos, e complementa que “o morcego infestou muito, porque a moradia deles não é aqui, é na serra, mas como está destruindo tudo, eles ficam doidos caçando um abrigo”. Valter acredita que, para solucionar esse problema, só existe um caminho: “manter o abrigo deles, sem destruir as cavernas”, o que, com o avanço da atividade minerária, se torna mais complexo. 

Tag