COLABORE

Mostra de Cinema e exposição fotográfica fazem um mergulho no luto e na luta das pessoas atingidas

Áreas de Atuação

Iniciativas compõem uma série de ações em torno dos sete anos do desastre criminoso das mineradoras Samarco, Vale e BHP em Mariana

Publicação: 01/11/2022


Idealizadas pela Cáritas MG em parceria com a Comissão de Atingidos pela Barragem de Fundão em Mariana (CABF), a Mostra de Cinema e a Exposição carregam no nome o mote “Enquanto há vida, há luta!”. A Mostra apresenta para o público de Ouro Preto (03/11) e Mariana (04/11) produções audiovisuais de destaque como o documentário Lavra, de Lucas Bambozzi, que aborda de uma forma sensível os desastres criminosos causados pela mineração em Mariana e em Brumadinho. Já a exposição, que deve ser inaugurada no dia 05 de novembro, conta com imagens do Jornal A Sirene e curadoria feita junto às pessoas atingidas. Ambas as iniciativas compõem uma série de ações, intervenções e reivindicações em torno dos sete anos do desastre criminoso das mineradoras Samarco, Vale e BHP em Mariana.

Exposição “Enquanto há vida, há luta!”

Realizada com a técnica de colagem de lambe-lambe, a exposição conta uma narrativa fotográfica em quatro tempos:  1) A lama de rejeitos - a destruição e os gestos/traços humanos em relação com ela; 2) a luta - as resistências coletiva, as manifestações e protestos; 03) o luto - uma homenagem sensível em honra às mais de 100 pessoas atingidas que morreram antes de verem o processo de reparação se efetivar; 4) a vida - uma celebração aos modos de vida, à cultura, às resistências cotidianas, aos saberes, aos talentos e aos fazeres das pessoas atingidas. Com imagens do Jornal A Sirene, feitas ao longo destes sete anos, a exposição em lambe gigante pretende visibilizar a realidade das pessoas atingidas para além dos afetos tristes provocados pelo rompimento da barragem de Fundão, mostrando também, e principalmente, as existências e resistências dessas pessoas, que há sete anos lutam pela garantia de seus direitos violados. 

Realizada com a técnica de colagem de lambe-lambe, a exposição será montada pela equipe do Taipa de Mão na fachada de sete metros do prédio do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, da Universidade Federal de Minas Gerais (ICSA/UFOP). Dessa forma a exposição a céu aberto poderá ser apreciada por aqueles que passarem pela rua mais movimentada da cidade, Catete, que também é rota principal de entrada e saída de Mariana. Assim, a exposição valoriza a comunicação popular, a atuação em rede e democratiza os espaços artísticos, levando a arte e a denúncia para o maior número possível de pessoas. 

Mostra de Cinema “Direitos humanos e mineração: Enquanto há vida, há luta!”

Produções premiadas ao lado de realizações locais dão o tom da mostra de cinema que vai acontecer nos dias 03 e 04 de novembro, respectivamente em Ouro Preto e Mariana. Além do documentário Lavra, os longas metragens “O Amigo do Rei” (2019), de André D'Elia; “Barragem” (2021) de Eduardo Ades e o inédito “O Ontem ainda é hoje no Bento”, de Adriano Medeiros, compõe a mostra ao lado de curtas-metragens de destaque no cenário audiovisual cuja temática central é a vida e a lutas por direitos das pessoas atingidas pela mineração.

 O xodó da programação é a atividade voltada para as crianças, na manhã do dia 04 de novembro, no Centro de Convenções de Mariana. Além da exibição de dois curtas metragens, o livro "Sagatrissuinorana" ganhará uma interpretação única na voz do contador de histórias João Bosco, que promete uma manhã bastante interativa com a garotada. O livro, de João Luiz Guimarães e Nelson Cruz, que é vencedor do prêmio Jabuti de 2021, faz uma homenagem a João Guimarães Rosa e reconta a fábula dos Três Porquinhos a partir da realidade dada pelo rompimento das barragens em Mariana e Brumadinho. 

Na tarde do dia 04/11 outro destaque é a roda de conversa sobre "Artes e Ofícios" das pessoas atingidas. Logo após a exibição do curta metragem "Ofício do Carpinteiro", uma produção da Cáritas MG, serão discutidos trabalhos como ourivesaria, artesanato, poesia e canto a partir da ótica das(os) próprias(os) artistas. 

Veja aqui as sinopses de todos os filmes da Mostra


SERVIÇOS:

Mostra de Cinema “Direitos humanos e mineração: Enquanto há vida, há luta!”

Programação do dia 03 de novembro

Local: Cine Vila Rica - Anexo do Museu da Inconfidência (Praça Tiradentes - Ouro Preto)

Tarde

14h - Abertura
14h10 -Filme: Laranja Avermelhado (2018), de Wellington Alcântara
14h20 - Filme: Ofício do Carpinteiro (2022), de Paula Zanardi (Cáritas MG)
14h30 - Filme: O Amigo do Rei (2019), de André D'Elia

Noite

19h - Boas vindas
19h10 - Filme: A padroeira (2020), de Clementino Junior
19h25 - Filme: Atingidas (2017), de Daniela Félix, Larissa Helena e Miriã Bonifácio (JOrnal A Sirene)
19h40 - Filme: Hoje é ainda ontem no Bento (Inédito), de Adriano Medeiros
20h30 - Encerramento

Programação do dia 04 de novembro

Local: Centro de Convenções de Mariana/MG

Manhã (Sessão Infantil)

8h30 - Recepção das crianças
9h - Filme: Direitos Humanos para Crianças (2008), da Secretaria Especial dos Direitos Humanos
9h15 - Filme: MARIANA: Plantando a Resistência (2019), da Cáritas MG
9h20 - Contação de História. Livro: Sagatrissuinorana (vencedor do prémio Jabuti 2021)

Tarde 

14h - Boas vindas
14h20 - Filme: Laranja Avermelhado (2018), de Wellington Alcântara
14h30 - Filme: Lavra (2021), de Lucas Bambozzi
16h20 - Filme: Ofício do Carpinteiro (2022), de Paula Zanardi (Cáritas MG)
16h30 - Roda de conversa “Artes e Ofícios”

Noite 

19h - Boas vindas
19h30 - Filme: A Padroeira (2020), de Clementino Junior
19h45 - Filme: Atingidas (2017), de Daniela Félix, Larissa Helena e Miriam Bonifácio (Jornal A Sirene)
20h - Filme: Barragem (2021), de Eduardo Ades
21h40 - Encerramento da Mostra de Cinema

Exposição a céu aberto: Enquanto há vida, há luta!

Data de inauguração: 05 de novembro de 2022
Local: Prédio do ICSA/UFOP. Rua do Catete, n. 16-140 - Centro de Mariana
Realização e curadoria: CABF, Cáritas MG, Jornal A Sirene
Apoio: ICSA/UFOP
Montagem: Taipa de Mão


Tag