Norte de Minas no combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes

CRDH-Norte e Cáritas Arquidiocesana de Montes Claros realizam série de ações da campanha Maio Laranja.

Publicação: 31/05/2023

O Centro de Referência em Direitos Humanos (CRDH-Norte) e a Cáritas Arquidiocesana de Montes Claros somaram-se ao Maio Laranja realizando ações no Norte de Minas. O dia 18 de Maio foi instituído pela Lei Federal 9.970/2000 como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, data fundamental na luta pelos direitos humanos das pessoas nessa faixa etária no Brasil. Em 2022, foi instaurada a Lei Federal 14.442 que institui a campanha Maio Laranja em todo o território nacional. Dessa forma, durante todo o mês a campanha nacional busca mobilizar, sensibilizar e informar, além de convocar toda a sociedade a participar dessa luta.

No intuito de discutir a temática com os próprios adolescentes, no dia 17 de maio, foram realizadas palestras na Escola de São José do Rio Preto e na Escola Estadual Fernão Dias, no município Itacambira. Já no dia 25 de maio, foi a vez da Escola Estadual Cirilo Pereira da Fonseca, em Campo Azul, receber a conversa. As duas ações tiveram como público alvo os alunos do ensino médio. Foi possível dialogar com os adolescentes sobre o tema, e contribuir na reflexão de quais as estratégias possíveis para fortalecer o combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes.

As ações do maio laranja também aconteceram para além dos muros das escolas. No dia 17 de maio, as avenidas de Montes Claros receberam uma Blitz Educativa. A atividade foi realizada em parceria com a pastoral da criança e do menor da Arquidiocese de Montes Claros. E teve como objetivo conscientizar a população itinerante sobre a importância de proteger nossas crianças e adolescentes, alertando a sociedade do seu papel frente a essa luta.

Em todas essas atividades o CRDH-Norte e a Cáritas Arquidiocesana de Montes Claros distribuíram mais de 400 panfletos informativos com os canais de denúncia da Campanha Nacional do Faça Bonito.

O Centro de Referência em Direitos Humanos (CRDH-Norte) é um equipamento social vinculado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) e executado pela Cáritas Regional Minas Gerais.

Atuação da rede Cáritas MG no Maio Laranja

Ao longo de todo mês de maio e, principalmente, no dia 18, a rede Cáritas em Minas Gerais participou e realizou diversas atividades sobre a proteção de crianças e adolescentes. Audiências públicas, seminários, caminhadas, gincanas e outras ações aconteceram em todo o estado, tais como em Sete Lagoas, Belo Horizonte, Januária, Itabira e Diamantina. Veja as fotos de algumas dessas ações AQUI.

Por Jonathan Martins, Coordenador do CRDH-Norte

Com o apoio da Comunicação do Secretariado Regional da Cáritas MG