COLABORE

Projeto “Agroecologia nos quintais produtivos” promove autonomia das mulheres

Áreas de Atuação

Cáritas Diocesana de Gov. Valadares incentiva a produção agroecológica de agricultoras de 5 municípios da região.

Publicação: 29/04/2022


Na diocese de Governador Valadares, as mulheres agricultoras estão desenvolvendo quintais produtivos agroecológicos com incentivo de um projeto realizado pela Cáritas Diocesana. O projeto “Agroecologia nos quintais produtivos” é executado desde 2019 nos municípios de São Geraldo da Piedade, Marilac, Frei Inocêncio, Alpercata e Governador Valadares, envolvendo 150 agricultoras em formações sobre políticas públicas para a agricultura familiar e sobre a produção agroecológica nos quintais.

O projeto tem contribuído para uma alimentação saudável das famílias envolvidas, assim como fomentando a autonomia financeira das agricultoras, que estão comercializando sua produção nas feiras livres. A coordenadora do projeto, Lucivanda Silva, explica que o objetivo da iniciativa é promover a autonomia das mulheres para que elas tenham sua própria renda. “Além dos quintais, queremos que essas mulheres entreguem para a merenda escolar e participem das feiras (...). Também trabalhamos na formação para elas se documentarem, por exemplo, fazendo a DAP [Declaração de Aptidão ao Pronaf - Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar]”, afirma. 


Leonice Mendes Soares, do município de Marilac, é uma das agricultoras que participa do projeto “Agroecologia nos quintais produtivos”. 

A agricultora Leonice Mendes Soares, do Sítio Córrego do Café, no município de Marilac, conta que seu quintal agroecológico tem possibilitado uma produção com mais e melhores alimentos: “Entregamos de porta em porta e agora estamos indo para feira da agricultura familiar de Marilac”. Ela afirma que teve uma experiência positiva com as oficinas, nas quais aprendeu com várias dicas sobre como fazer um bom composto orgânico para as hortaliças. “Vamos terminar de construir um minhocário ali para fabricarmos um composto, que faz muita falta nessa época”, disse.

Para Maria de Roma Moreira Abreu, agricultora do Assentamento Oziel, em Governador Valadares, o projeto dos quintais produtivos tem sido um grande aprendizado para toda a família: “Além de gerar renda extra através da diversidade do nosso cultivo, aumentou a qualidade de vida por meio da nossa produção de alimentos saudáveis e minha família consegue vender na feira e também no bairro vizinho”. Ela ressalta o respeito dos princípios agroecológicos na iniciativa e lembra que as mulheres também têm trabalhado na seleção e multiplicação de sementes de variedades crioulas. 


Projeto promove momentos de prática e de formação com as participantes.

O projeto busca promover uma produção 100% agroecológica, o que Lucivanda Silva explica que não quer dizer somente não usar produtos químicos: “mas também é trabalhar a família, a comunidade, o espaço onde você vive. Isso é trabalhar agroecologia”.

“Agroecologia nos quintais produtivos” é executado pela Cáritas Diocesana de Gov. Valadares por meio de emenda do deputado federal Patrus Ananias (PT-MG) e conta com o apoio do Movimento das Mulheres Camponesas (MMC), do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Gov. Valadares, do Centro Agroecológico Tamanduá (CAT) e da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) – campus Gov. Valadares.

Fotos por Lucivanda Silva, agente da Cáritas Diocesana de Gov. Valadares.

Tag