Rede Cáritas Minas Gerais realiza monitoramento das ações

Institucional

Após dois anos sem encontros presenciais, a rede mineira se reuniu na cidade de Belo Horizonte, com a presença de cerca de 60 agentes.

Publicação: 01/09/2022

A Cáritas Brasileira Regional Minas Gerais realizou, nos dias 06 e 07 de agosto, a etapa de monitoramento do ciclo de PMAS – Planejamento, Monitoramento, Avaliação e Sistematização. Após dois anos sem encontros presenciais, a rede mineira se reuniu na cidade de Belo Horizonte, contando com a presença de aproximadamente 60 agentes Cáritas de 13 entidades-membro de todo o estado e do secretariado regional, além da assessora da Cáritas Brasileira, Indi Gouveia, e do representante do Vicariato Episcopal para Ação Social, Política e Ambiental da Arquidiocese de Belo Horizonte, pe. Júlio Amaral.

Samuel Silva, Secretário Executivo da Cáritas Minas Gerais, destaca a importância do retorno das atividades presenciais: “Após dois anos de isolamento social, por conta da pandemia, a Cáritas, que manteve os seus encontros de forma remota, agora retoma as atividades presenciais enquanto rede, mantendo todos os cuidados devidos. E isso pra gente é muito importante, para fazer um balanço da caminhada desses dois anos e, principalmente, para olhar para o futuro que promete ser de muitos desafios por conta da continuidade da crise econômica e política. Então, é o momento da gente recarregar as energias através do intercâmbio e das trocas, na oração conjunta, nas reflexões e nos bate papos”.

Agentes da rede Cáritas mineira se reúnem para monitorar as ações, nos dias 06 e 07 de agosto, em Belo Horizonte.

Durante o encontro, os participantes realizaram o monitoramento das ações planejadas e analisaram a conjuntura nacional, a partir da contribuição da professora e pesquisadora Carlúcia Maria Silva, que propôs uma reflexão sobre o tema da cartilha "Encantar a Política" e do Grito dos Excluídos, "200 anos de (in) dependência".

“A cartilha se inspira no Papa Francisco, que tem o dom de escrever para além da Igreja, calcado nas 3 encíclicas papais: Envagelii Gaudium, Laudato Si e Fratteli Tutti. O caderno nos traz a voltar nossas bases, antes do período eleitoral, para que saibamos escolher com responsabilidade e consciência, quem vai governar e legislar o Brasil, para que esse país, que tanto queremos e amamos, possa acontecer entre nós”, destaca a professora.

A partir da análise de conjuntura, Samuel ressalta a importância da rede discutir a desafiante realidade em que se encontra o país: “Estamos diante de vários elementos preocupantes, tem a crise política e econômica, a fome que volta a atingir o povo brasileiro, um país com muitas ideias que não comungam com o Evangelho, ideias que nos levam a uma situação de conflito. Isso nos provoca enquanto rede, nos provoca a nos posicionar, como podemos nos colocar num processo de superação dessas situações”.

Professora Carlúcia Maria Silva reflete sobre o tema da cartilha "Encantar a Política" e do Grito dos Excluídos, "200 anos de (in) dependência", durante encontro.

Cáritas Diocesana de Sete Lagoas

Durante o PMAS, a Assembleia Regional, formada pelos representantes legais das entidades-membro da Cáritas Regional Minas, aprovou o pedido de filiação da Cáritas Diocesana de Sete Lagoas, a solicitação também foi aprovada pela Cáritas Brasileira, durante a Assembleia Nacional, realizada no dia 24 de agosto, em formato virtual. A mais nova Cáritas mineira acaba de completar 1 ano de criação e passa a integrar oficialmente a rede Cáritas Brasileira.

Antônio Claret, presidente da Cáritas Diocesana de Sete Lagoas, destaca a importância da caminhada em rede e da participação durante o ciclo de monitoramento: “Como somos uma entidade Cáritas com pouco tempo de criação, estamos dando passos na formação, conhecendo um pouco mais da rede, nos planejando, discutindo e revendo ações, além de procurar desenvolver ações junto a sociedade, associados e comissões paroquiais. Sabemos que temos uma responsabilidade pelo que a rede Cáritas representa nos seus diversos níveis, e os desafios que vamos enfrentar para que a missão seja cumprida. A oportunidade de se fazer o monitoramento nos leva a avaliar, repensar as ações e programas propostos, de maneira conjunta e com o mesmo propósito”.

Assembleia Regional aprova o pedido de filiação da Cáritas Diocesana de Sete Lagoas à rede Cáritas Brasileira.

No último dia do encontro, a rede destacou as ações voltadas ao voluntariado, que no dia 28 de agosto, celebrou o Dia Nacional do Voluntariado. “Hoje e sempre foi assim: a Cáritas é constituída por quase 80% do seu pessoal dedicando tempo, esforço e conhecimento de forma gratuita, solidária, amorosa, para que a Cáritas possa chegar àqueles que mais precisam”, avalia Samuel Silva.

Conforme o planejamento anual, no mês de novembro, a rede mineira volta a se encontrar para realizar a etapa de avaliação das ações desenvolvidas ao longo do ano.