Semana de Mobilização da ação solidária “É Tempo De Cuidar”

Igreja

De 8 a 12 de junho, a ação emergencial realiza uma série de atividades para intensificar a arrecadação de alimentos em todo o país.

Publicação: 09/06/2021

De 8 a 12 de junho, a Ação Solidária Emergencial “É Tempo de Cuidar” desenvolverá uma série de atividades com o objetivo de intensificar a arrecadação de alimentos em todo o Brasil. A ação é uma iniciativa da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e da Cáritas Brasileira, fortalecida com a parceria da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), o Movimento de Educação de Base (MEB) e a Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC).

Em Minas Gerais, a Cáritas Regional recebe doações financeiras para compra de alimentos e materiais de higiene que serão entregues às pessoas em vulnerabilidade social em todo o estado, através da conta no Banco do Brasil / Agência: 1614-4 / Conta corrente: 38437-2. Em Sete Lagoas, a recém-fundada Cáritas Diocesana recebe doações de alimentos, entre 13h às 17h, em sua sede, localizada à Rua Governador Milton Campos, n. 31, no Centro da cidade.

Em Governador Valadares, a Cáritas Diocesana, em parceria com diversas organizações, irá entregar, até o próximo sábado (12), 250 cestas vivas às famílias das Comissões de Atingidos pelo rompimento da barragem das mineradoras Samarco, Vale e BHP (ocorrido em Mariana, em 2015). As cestas levam mais do que alimentos, elas estão carregadas de amor, solidariedade, de trabalho e parceria de muitos. São compostas por alimentos agroecológicos produzidos pela agricultura familiar e por assentados da reforma agrária da diocese, além de conter produtos de grupos da Economia Popular Solidária e de pequenos comércios locais.

Com apoio da Adveniat e do Welt-Gruppe de Kaltern da Itália, a ação é realizada pela Cáritas Diocesana de Governador Valadares, em parceria com o Centro Agroecológico Tamanduá (CAT), Cresafa (Cooperativa Regional de Economia Solidária, da Agricultura Familiar e Agroecológica), Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Gov. Valadares e o Movimento de Mulheres Camponesas (MMC).⠀

Em Januária, a Cáritas Diocesana já distribuiu 190 cestas com alimentos e produtos de higiene para 6 comunidades quilombolas, 1 acampamento da reforma agrária e em 3 bairros com pessoas em situação de vulnerabilidade social no município. Neste mês, a Cáritas está iniciando a compra de alimentos da agricultura familiar e de grupos da Economia Popular Solidária local para a montagem de mais de 1 mil cestas, que começarão a ser entregues no final de junho e atenderão 14 municípios da diocese. A ação conta com o apoio da Adveniat, do Fundo Nacional de Solidariedade, de doadores e empresas locais.

Com a meta de atender 10 mil famílias em 2021, a Cáritas Diocesana, juntamente com a diocese, está intensificando a divulgação da ação solidária emergencial nos veículos de comunicação locais até o dia 19 de junho. Nesta data, será realizada, na catedral de Januária, uma missa de lançamento da segunda etapa da campanha “É Tempo de Cuidar”, com transmissão pela rádio local. Durante todo o mês de julho, será organizado um local de doação “drive thru” e, no dia 04, será promovida uma live solidária para intensificar a arrecadação das doações na diocese.

Em Contagem, o Colégio São Judas Tadeu realiza uma Live Junina Solidária neste sábado (12), na qual disponibilizará um QRcode durante toda a transmissão para doações em dinheiro. O colégio também organizou um ponto de coleta de doações na Paróquia São Gonçalo, que fica à Rua Bueno Brandão, n. 40, no Centro.

Em todo país, são inúmeras iniciativas para levar alimento e solidariedade a que mais precisa neste momento de grave crise sanitária, econômica e política no país. Nacionalmente, a ação solidária promove uma série de ações previstas para animar a semana em que a coleta de alimentos será intensificada, como celebrações, live e a realização, em diversos pontos do Brasil, de “drive thrus”.

De acordo com o bispo de Roraima (RR) e segundo-vice presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Mário Antônio da Silva, o foco de ação da segunda fase da Ação Solidária Emergencial é na arrecadação de alimentos tendo em vista o agravamento da situação de insegurança alimentar e do desemprego no país. O presidente da Cáritas salientou, em reunião do Conselho Pastoral Episcopal da CNBB, no dia 26 de maio, a importância da ação como uma manifestação de sinais de esperança, fé e solidariedade no contexto da pandemia.

O diretor-presidente da Associação Nacional de Escolas Católicas (ANEC), padre João Batista, afirma que a organização se soma à Ação Solidária “É Tempo de Cuidar” com o objetivo de ajudar ainda mais as pessoas em situação de vulnerabilidade, além de fortalecer a solidariedade nas instituições educacionais católicas do Brasil.

“A ANEC tem mobilizado as associadas para contribuir com as ações da Campanha. Além de enviar as iniciativas de solidariedade que tem sido realizadas nas instituições durante esse período, a Associação tem convidado outras associadas à também participar. Nos canais de comunicação, a ANEC tem estimulado ainda mais a articulação e a doação de outras escolas e universidades”, disse.

Saiba AQUI mais sobre a ação solidária "É Tempo de Cuidar".

Organização da caridade

A presidente da Conferência Nacional dos Religiosos do Brasil (CRB), irmã Maria Inês Ribeiro, chama a atenção para o fato de que “a fome não espera”.  Ela convida todas congregações religiosas presentes no território brasileiro a se unirem numa única luta pelo direito a se alimentar. “Por isso, a CRB se junta a outros organismos da Igreja no Brasil nesta oportuna campanha: É tempo de cuidar”, conclamou.

O secretário executivo de Campanhas da CNBB, padre Patriky Samuel Batista, salienta que a Ação Solidária Emergencial “É Tempo de Cuidar” ajuda a organizar, na Igreja no Brasil, o serviço da caridade. “Trata-se de uma ação que estamos intensificando agora por conta da pandemia, mas que precisa ser permanente para trabalhar esta dimensão da vida dos cristãos e católicos: a doação e a caridade”, disse.

A secretária-executiva do Movimento de Educação de Base (Meb), irmã Delci Franzen, informa que a organização ampliou os parceiros doadores e o volume de alimentos arrecadados, buscando superar uma tonelada de alimentos ao mês. “Nesta direção o objetivo é fortalecer os núcleos de base do MEB em diversos estados para colaborar na divulgação, mobilização e arrecadação de alimentos junto com dioceses e paróquias, informando as ações e seus resultados na plataforma da Campanha”, disse.

A Cáritas Diocesana de Gov. Valadares, em parceria com diversas organizações, realiza a entrega de cestas agroecológicas às famílias atingidas pelo rompimento da barragem das mineradoras Samarco, Vale e BHP, durante toda a semana de mobilização da ação solidária.

Programação da Semana de Mobilização:

8 de Junho - Abertura
9h: Santa Missa na Casa Bom Samaritano- Brasília (DF), presidida pelo secretário-geral da CNBB, dom Joel Portella Amado
* Geração de Sinal: Rede Vida e transmissão pelas tvs de inspiração católicas do Brasil
19h30: Live - É Tempo de Cuidar: Semana de Mobilização Nacional
* Transmissão nas redes sociais das entidades parceiras

12 junho – Dia especial de doações em todo o país
6h45: Santa Missa no Santuário Bom Jesus da Lapa, presidida pelo bispo dom João Santos Cardoso
* Durante o dia: Ações locais de arrecadação em drive thrus organizado por comunidades e paróquias católicas
* Geração de sinal: TV Aparecida e retransmitido pelas tvs de inspiração católica

Como registrar as ações

A Ação Emergencial Solidária É Tempo de Cuidar lançou, no dia 20 de maio, um vídeo que explica o passo a passo do cadastro de atividades na plataforma de registro da campanha. A organização da Ação Solidaria Emergencial pede que todas as ações realizadas por dioceses, pastorais, organismos e congregações sejam registradas na plataforma criada para sistematizar os dados. O registro ajudará a tornar nítidos o impacto e a abrangência dessa que tem sido considerada a maior ação solidária na história recente da Igreja Católica no Brasil.

Segundo a Cáritas Brasileira, organização que coordena a sistematização dos dados, desde o início da segunda fase, no dia 11 de abril, domingo da Misericórdia, a Ação já arrecadou 1 tonelada e meia de itens alimentícios, R$ 140.000,00, 252 mil alimentos para consumo (marmitas), 117 mil kits de higiene pessoal, 115 mil equipamentos de proteção individual e 53 mil unidades de roupas e calçados. A atualização dos números pode ser acompanhada AQUI na Plataforma de registro das ações.

Fonte: CNBB