COLABORE

Somos Cáritas, somos solidariedade!

Áreas de Atuação

Ao todo, foram três dias de formação junto das equipes que compõem a Assessoria Técnica Independente para os territórios 01 e 02.

Publicação: 14/03/2023


Nos dias 01 a 03 de março, aconteceu em Coronel Fabriciano, a primeira formação presencial da equipe da Assessoria Técnica Independente (ATI) da Cáritas Diocesana de Itabira que irá atender os atingidos e atingidas pela barragem de Fundão nos territórios 01 e 02, que compreende os municípios de Rio Casca e Adjacências, bem como do Parque Estadual do Rio Doce e seu entorno.

Ao longo dos três dias, os integrantes das equipes multidisciplinares puderam conhecer mais sobre a origem da Cáritas, sua missão e entender mais sobre como é a atuação na luta junto das pessoas atingidas e em diversas outras causas sociais. Além disso, foi um espaço onde as equipes tiveram a oportunidade de observar como o contexto da mineração exploratória no Brasil e no mundo tem sido visto hoje.

Além da equipe técnica contratada por meio do processo seletivo público, participaram do encontro representantes da Cáritas Regional Minas Gerais, do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), representante das pessoas atingidas e do Movimentos dos Atingidos pela Mineração (MAM).

“A assessoria técnica é independente das empresas, mas nós temos lado e é o lado das pessoas atingidas”, reforça Ana Paula Alves, Coordenadora Institucional Metodológica da Cáritas Diocesana de Itabira. 


Formação da equipe da Assessoria Técnica Independente (ATI) da Cáritas Diocesana de Itabira que irá atender os atingidos e atingidas pela barragem de Fundão nos territórios 01 e 02.

A formação dos profissionais foi o momento em que as equipes multidisciplinares tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre os territórios e de entender sobre o andamento do processo judicial, das regiões atingidas na bacia do Rio Doce e o processo de construção do Plano de Trabalho que irá direcionar as ações da ATI.  Foi apresentado ainda informações sobre os sistemas indenizatórios vigentes no processo da reparação e como é visto de forma ineficiente por grande parte dos atingidos e atingidas que vivem nos territórios.

“Tivemos a oportunidade de neste primeiro encontro de formação com a equipe geral da Assessoria Técnica independente da Cáritas Diocesana de Itabira, reafirmar a partir das construções e reflexões trazidas, o compromisso que assumimos com as pessoas atingidas e suas lutas pela reparação integral. Acreditamos que a formação permanente de nossos agentes Cáritas fortalecerá o desenvolvimento de qualidade dos trabalhos nos territórios e que ferramentas como o sistema de Planejamento, Monitoramento, Avaliação e Sistematização (PMAS), por exemplo, poderão ampliar nossa capacidade de assessorar as pessoas atingidas a partir da realidade local”, afirmou Geisiane Lima, Coordenadora Geral da Cáritas Diocesana de Itabira. 

Dentre essas ações, nos dias 09 e 10 de março a equipe responsável por atuar junto a mobilização desses territórios também passou por mais uma formação com o objetivo de aproximar a equipe dos territórios. Foi um trabalho onde foi possível entender mais sobre as comunidades por meio da produção de mapas, discussões e análises das características dos territórios em que vão trabalhar. 

Além disso, a equipe de mobilização realizou pesquisas prévias sobre os municípios que compõem os municípios de Rio Casca e Adjacências, bem como do Parque Estadual do Rio Doce e seu entorno, e durante os dois dias de encontro, discutiram metodologias participativas e os desafios que devem se seguir à chegada nos territórios. 

O momento é importante para que os profissionais estejam integrados e preparados para conhecer a realidade das pessoas atingidas na luta pela reparação e assessorá-las para a participação informada e de qualidade nos processos decisórios.

Gostou? Acompanhe as ações da Cáritas Diocesana de Itabira nos territórios 01 e 02.

Tag