Projeto de Incidência na Pauta da Mineração - PIPAM

O Projeto de Incidência na Pauta da Mineração (PIPAM), conduzido pela Cáritas Brasileira Regional Minas Gerais, com o apoio da Fundação Ford, busca incidir nacionalmente e internacionalmente para promover mudanças no setor minerário e garantir reparação integral às pessoas atingidas e à nossa Casa Comum. Surgido no contexto do rompimento da barragem de Fundão, que atingiu brutalmente toda a Bacia do Rio Doce, o escopo do projeto passou a abarcar ações de articulação, formação, incidência e comunicação estratégica também no quadro do processo de reparação de danos em razão de novo crime da mineração, desta vez na Bacia do Paraopeba, e do terror de barragens que ameaçam tantas outras comunidades e territórios em Minas Gerais.

O projeto busca o fortalecimento de grupos de atingidos, coletivos, movimentos sociais e organizações atuantes no enfrentamento à mineração, a partir de processos formativos, de articulação e de apoio na comunicação estratégica. Sendo assim, tem como objetivo aprimorar a comunicação com as comunidades atingidas e com organizações parceiras, bem como sensibilizar a opinião pública e incrementar a visibilidade do caso nos planos nacional e internacional, por meio das narrativas e construções comunitárias.