Perfil: Maria José Horta Carneiro (Lilica)

Integrante da Comissão de Atingidos pela Barragem de Fundão (CABF) de Mariana

Publicação: 18/11/2021

A CABF é um coletivo eleito e legitimado desde 2015 pela dedicação de incansáveis esforços para que as suas comunidades sejam reparadas. Conheça um pouco mais sobre essas pessoas e as principais conquistas alcançadas ao longo destes seis anos de luta.

Saiba mais na matéria: “Nós Somos a Comissão”.

Maria José Horta Carneiro (Lilica), 34 anos, recepcionista. Representante de Ponte do Gama  na CABF

Lilica é representante de Ponte do Gama, na Comissão de Atingidos pela Barragem de Fundão (CABF). Sua luta é para que os(as) atingidos(as) conquistem seus direitos.

O que te motiva?

O que me motiva a fazer parte da Comissão é a luta pelo direito de todos que foram atingidos, é a luta constante. Uma luta que, se a gente não tiver, fica mais difícil para a Comissão conseguir alguns direitos, então o que me motiva é lutar pelo direito de todos, em geral.

Quais as maiores conquistas da Comissão?

As principais conquistas são a aplicação do cadastro, o reassentamento familiar. Na verdade, a conquista principal da Comissão é o que a gente vem construindo, principalmente, a conquista dos direitos de todos. A conquista é essa, lutar pelo direito dos atingidos de forma igualitária. A gente está lutando para isso. Infelizmente não é o que a gente está vendo, mas a luta é diária para que cada atingido ter seus direitos.