Nossa Senhora do Carmo recebe sua nova capela em Paracatu de Cima

Comunidades atingidas de Mariana se mobilizaram para construção e inauguração da capela

Publicação: 18/07/2024

16 de julho de 2024. Mais uma celebração do Dia de Nossa Senhora do Carmo, a Virgem do Escapulário e padroeira do município de Mariana, que também celebra seu aniversário no mesmo dia da Santa. Para além desses marcos nesta data, a comunidade de Paracatu de Cima teve mais um motivo para comemorar: a inauguração da Capela de Nossa Senhora do Carmo.

Com missa celebrada pelo Padre Delvair Divino Xavier, as comunidades da Zona Rural puderam acompanhar desde a bênção da capela e sua abertura oficial até a procissão e  almoço coletivo servido ao final da celebração. Campinas, Ponte do Gama, Barretos, Pedras, Borba, Águas Claras, Monsenhor Horta e Cláudio Manoel foram algumas das comunidades representadas por seus moradores durante esse momento tão importante.

Fotos: Quel Satto / Cáritas MG|ATI Mariana

/A construção da nova Capela foi protagonizada pelos moradores, em diálogo com o padre desde sua concepção. Em esforço coletivo constante durante quase um ano, ao fim desse ciclo foi possível ver materializado este sonho coletivo. Uma vitória da organização popular, da fé e da perseverança de todos os envolvidos. Para além de reabrir um espaço de exercício religioso e celebrações, essa inauguração simboliza a reconstrução do patrimônio material de Paracatu de Cima, que ainda não foi contemplado pelos programas de reparação da Fundação Renova, assim como acontece em outras comunidades da Zona Rural de Mariana.

A capela antes e depois de sua reconstrução.

Fotos: acervo pessoal de Lucilene Mendonça, atingida de Paracatu de Cima.

A equipe da Cáritas MG|ATI Mariana foi convidada para participar da comunhão, em comemoração pela conquista coletiva e solicitada para registrar a luta das pessoas atingidas na manutenção de seus modos de vida, cultura e religiosidade. A ATI Mariana agradece a confiança depositada e reforça sua posição ao lado da comunidade de Paracatu de Cima, assim como todas as comunidades atingidas que são testemunhas viventes dos danos ocasionados pelo rompimento da barragem de Fundão - e seguem se movimentando em direção a reconstrução de suas vidas.

Fotos: Quel Satto / Cáritas MG|ATI Mariana